Pocando pelas belezas do litoral do ES

Nosso segundo dia de Poncando no ES começou por Jacaraípe, litoral norte da Grande Vitória, na cidade de Serra/ES. Fomos conhecer a Casa de Pedra na Vila das Artes, um dos pontos turísticos de Jacaraípe.

A Casa de Pedra é o atelier do artista plástico Neusso Ribeiro, inclusive tivemos a honra de conversarmos com ele e ouvir o relato sobre a produção artística dele. Suas esculturas são feitas de raízes, troncos de árvores e um belo mosaico ao longo do piso feito de pedras e para-brisas de carros. Arte e criatividade em um espaço bem rústico.

Após visita a Casa de Pedra, fomos fazer uma caminhada pela Praia de Jacaraípe. A praia de veraneio, muito frequentada por turistas internos, tanto capixabas como de outros estados (principalmente Minas Gerais), é famosa pela prática de surf. Estava um pouco nublado nesse dia, mas a beleza de Jacareípe não foi ofuscada. A praia está localizada há aproximadamente 27 km de Vitória e é uma das mais bonitas do Estado, com o seu calçadão e quiosques padronizados.

Andando um pouco mais, estamos em Manguinhos. É um balneário bucólico conhecido por sua pequena vila de pescadores, situada no município da Serra/ES. Na vila acontece uma feira de artesanato e culinária (fins de semana e feriado), e é onde ocorrem os principais shows e eventos.

Já quase meio dia e é hora de partir para o Restaurante Maresias, em Manguinhos mesmo. Em nome de Bia e o Chef David, foi oferecido aos Blogueiros do PocandonoES um saboroso almoço.

De início foi servido uma entrada de Peroá frito crocante com molho, salada e camarões, delicioso. Em seguida veio o prato principal, não poderia deixar de ser a famosa Moqueca Capixaba. No Espírito Santo, usa-se mais o peixe badejo ou dourado, servida em panela de barro, acompanha arroz, pirão e banana. O capixaba sempre cita essa frase: “Moqueca, só capixaba; O resto é peixada.”

Depois de nos deliciarmos com a Moqueca Capixaba, seguimos o tour rumo as falésias de Nova Almeida.  O Distrito fica localizada a 26 km de Vitória, no município da Serra, cercado de paredões, a Praia tem um visual deslumbrante. Uma paradinha para fotos e seguir pocando… 🙂

Em Nova Almeida fica localizada a Igreja dos Reis Magos. A arquitetura da Igreja é jesuítica…linda…e a história é uma coisa impressionante. A igreja é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Está localizada de frente para o mar.

Uma paradinha para degustação no famoso e tradicional Quindim de Nova Almeida.

Já no final da tarde, fomos à Praia de Gramuté, localizada ao sul do litoral de Aracruz é Área de Proteção Ambiental(APA). Para chegar até ela, deve-se pegar a Rodovia ES-010. Com enseadas pedregosas, com pequenas piscinas naturais e propícia para banho.

É hora de seguirmos para o município de Aracruz, localizado no litoral norte capixaba, acesso pela BR-101 ou ES-010. Já era quase noite, quando chegamos ao Coqueiral Praia Hotel,  que possui localização privilegiada, em frente a praia Pontal do Piraqueaçu. Está a 53km da capital Vitória e cercado de lindas paisagens naturais. Ainda dispõe de infra-estrutura para descanso e lazer.

O hotel comemorou naquele sábado 30 anos e por conta do aniversário, ofereceu aos hóspedes e convidados um grande luau, com show de Flávia Mendonça na área de lazer da piscina. O Blogueiros do PocandonoES, fizeram a festa….eheheheh….\0/

Foto: Aline Dias

Acompanhe o #PocandonoES nos nossos Post:

Pocando no Espírito Santo – Encontro de Blogueiros de Viagens

 

3 comments

Deixe um comentário