Serras Gerais: Aurora do Tocantins, Natividade e Taguatinga

A Serras Gerais é uma região do Tocantins com grandes atrativos, sendo alguns com cânions, cachoeiras, grutas, cavernas, rios e várias belezas naturais. Os municípios que compõem a região são: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga. Dessa vez visitei alguns atrativos das cidades de Taguatinga, Aurora do Tocantins e Natividade. Para melhor localização, vai um pequeno Mapa dessa rota:

A minha base de apoio na região das Serras Gerais foi à cidade de Taguatinga/TO. Dia de conhecer as belezas do Rio Azuis no município de Aurora do Tocantins. O Rio Azuis é considerado o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo. Possui uma extensão de 147 metros e com uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo, com águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. O rio está situado as margens da rodovia TO – 050, entre o limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga/TO.

Rio Azuis – Aurora do Tocantins
Rio Azuis – Aurora do Tocantins

Como chegar: Para chegar até os Azuis partindo de Palmas capital é aproximadamente 530km e da cidade de Taguatinga/TO, aproximadamente 25km. Ao chegar às imediações onde fica localizado os Azuis é cobrado o valor de R$ 10,00 onde inclui o estacionamento, acesso a bares, restaurantes e poderá tomar banho e desfrutar do leito do Rio. No mesmo ambiente existe uma parte privada que fica a nascente do Rio, onde para ter o acesso paga um valor a mais de R$ 15,00. No dia que fui era meio da semana, não estava cheio. (valores Agosto/2021). O Rio é lindo. Águas claras e transparentes.

Cachoeira do Registro: Localizada em uma área de pequenas centrais hidroelétricas, fica à aproximadamente 35 km do município de Taguatinga no estado do Tocantins.  A estrada de Taguatinga/TO até lá é em terreno arenoso de pedregulho e de difícil acesso. O local é área particular e pertence à Usina Sobrado. A Cachoeira do Registro tem uma queda d’água de 45 metros de altura. Linda Cachoeira. Não é permitido o acesso a parte debaixo da Cachoeira, mas só a beleza e o registro vale a Pena.

Cachoeira do Registro – Taguatinga/TO

Taguatinga/TO: a cidade fica na região sudeste do Tocantins e se destaca pelos seus belos casarões em estilo colonial, festas religiosas e a famosa Cavalhadas. Quem visita a cidade desfrutará de belas paisagens naturais como serras, rios e cachoeiras. Vale a pena conhecer.

Natividade/TO: Uma breve passagem por Natividade, belíssima cidade histórica e berço cultural do Tocantins. O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 1987. Diante de tantas belezas de Natividade, fomos andar pelo centro histórico e paramos nas Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ela foi construída no século XVIII, pelos escravos. Um belo cartão postal e patrimônio histórico do Tocantins.

Ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Natividade/TO

Igreja Matriz Nossa Senhora de Natividade/TO, foi construída em 1759. Nela se encontra a imagem de Nossa Senhora da Natividade, santa Padroeira do Estado do Tocantins.

Vale muito a pena fazer esse roteiro das Serras Gerais. Na próxima, conhecer outras cidades e atrativos.

Deixe um comentário