Florianópolis: Um passeio na Ilha em 3 dias

Um dos meus objetivos é conhecer todas as capitais brasileiras. Recentemente( nessa viagem) foi a vez de uma visita rápida à Florianópolis,  a Ilha da magia, como é conhecida e carinhosamente chamada Floripa, outro apelido charmoso.

Foram três dias de intensos passeios e apesar de muito corrido, valeu a pena. Florianópolis é uma ilha que faz parte de um conjunto de arquipélagos, e é a maior em dimensão e também é a mais habitada. A cidade é conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior IDH, índice de desenvolvimento humano calculado pelas Nações Unidas. Uma das principais características da Ilha é ser longa e estreita, fazendo com que as ruas sejam muito apertadas.

Floripa é famosa pelas suas praias, lagoas, dunas, Mata Atlântica preservada, arquitetura colonial, além de uma infraestrutura em hotéis, pousadas e tudo que o Turista precisa. Mapa de Florianópolis:

Fiquei hospedado em um Hostel bem no centrinho da Lagoa da Conceição. Achei super bacana ficar hospedado na Lagoa, pois tem mercado, restaurantes, panificadoras e transportes de fácil acesso, além da bela vista da Lagoa para fazer uma boa caminhada. Realmente foi uma ótima escolha.

Lagoa da Conceição – Florianópolis
Lagoa da Conceição – Florianópolis

Como era pouco tempo, já levei um roteirinho pré definido. Masss, sabe que tudo influencia né?Clima…tempo…ehehhe…Então, no primeiro dia, eu pretendia fazer uma trilha e fiz outra. Fiz a Trilha da Praia do Gravatá e acertei.

Como chegar na Trilha da Praia do Gravatá: Do Hostel, onde estava hospedado na Lagoa, fui caminhando pela Barra da Lagoa até o final da avenida das rendeiras. A entrada da Trilha fica na pista, na altura do número 345. O começo da trilha é bem íngreme com calçamento, mas logo vem o trecho de terra. A trilha é considerada leve. São aproximadamente 30 minutos de caminhada e, ao final,  chega a um visual maravilhoso.

Na volta da trilha, dei uma passada nas Dunas da Lagoa. Fica localizada em frente à Lagoa da Conceição. Uma opção para conhecer. Acesso fácil.

Dunas da Lagoa – Florianópolis

A noite fui conhecer o Hard Rock café de Floripa. Super bacana. Fica no shopping  Villa Romana.

Hard Rock café de Floripa

No segundo dia: Optei por realizar o passeio no ônibus de Turismo, com paradas e visitas pré-determinadas. Cada passeio é acompanhado por guia de Turismo. Esse passeio vale a pena se você tem pouco tempo na Ilha. Era o meu caso.

A Praia da Joaquina achei bonita. O aglomerado de rochas, situado à esquerda, chama a atenção pelo tamanho das pedras. Ela tem dunas e ondas fortes. Em razão das grandes ondas é bem frequentada pelos surfistas. Pena que estava chuvoso e nublado. Foi uma passagem rápida.

Praia da Joaquina – Florianópolis

Uma parada no Mirante da Praia Mole. O local tem lanchonete e lojinhas de souvenirs.

Mirante da Praia Mole – Florianópolis

Seguimos nosso Turismo pela Ilha. Agora uma parada para conhecer o Projeto Tamar de Florianópolis. O valor da entrada é de R$ 30,00 e fica localizado ao Leste da Ilha, na Praia da Barra da Lagoa.

Projeto Tamar de Florianópolis
Projeto Tamar de Florianópolis

E a famosa Jurerê Internacional: fica ao norte da Ilha e é conhecida pelas enormes mansões, carros importados e muito badalada pelo altíssimo padrão. Subi na Torre do Il Campanario, com 35 metros de altura, não há elevadores. Do alto da torre, tem-se uma vista geral da Praia de Jurerê.

Jurerê Internacional – Florianópolis
Torre do Il Campanario – Florianópolis

Santo Antônio de Lisboa: bairro histórico com arquitetura de época, lojas de artesanato e restaurantes em frente ao mar. Vale a pena andar pelo vilarejo e caminhar no bairro charmoso.

Terceiro dia: fui andar e conhecer a região central da Ilha. Passei no Mercado Público Municipal, prédio histórico com grandes variedades de produtos.

Mercado Público Municipal – Florianópolis

Essa é a Catedral Metropolitana de Florianópolis, dedicada a Nossa Senhora do Desterro. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Linda catedral.

Catedral Metropolitana de Florianópolis

Da catedral fui caminhando até a Ponte Hercílio Luz. A ponte é um dos símbolos de Floripa. Uma das maiores pontes pênseis do mundo, primeira ligação entre a Ilha e o continente. Nesse dia, a ponte estava fechada para veículos. A Ponte fica fechada para veículos automotivos, dando a oportunidade das pessoas transitarem a pé ou de bicicleta.

Ponte Hercílio Luz – Florianópolis

Esse foi o tour por Floripa. Espero voltar em breve. 🙂

Deixe um comentário