Carolina/MA – Encantos e muitas belezas !!!

Para chegarmos à Carolina/MA partindo de Palmas/TO, tivemos que nos guiarmos até a região norte do Tocantins. A divisa dos dois estados são separadas apenas pelo Rio Tocantins,  sendo de uma lado a cidade de Filadélfia/TO e do outro a cidade de Carolina/MA. Um aviso aos viajantes é que ainda não existe ponte e a travessia é feita por balsa. Quem nunca travessou de balsa, terá essa ótima oportunidade..ehehe…!!!!
Rio Tocantins – Divisa TO/MA
Balsa de travessia do Rio Tocantins
Situada no sul do Maranhão, a cidade de Carolina, possui muitas belezas naturais, predominando o turismo ecológico e de aventura. Dentre esses atrativos, temos várias cachoeiras, montanhas e a própria cidade que desfruta de uma riqueza cultural com seus grandes casarões.  

Carolina é o ponto de apoio para a visitação ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde se localizam diversos rios, cachoeiras e canyons. A cidade é composta de uma infra estrutura para receber o turista, com hotéis, pousadas e todo um trade turístico para quem vai visitar a região e deslumbrar com suas belezas naturais.
 


O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.
Cachoeira em Itapecuru

Fomos no período do carnaval, que diga-se de passagem é um dos melhores carnavais da região sul do estado do Maranhão. No período de carnaval, a cidade se transforma em verdadeiro palco da folia, com bandas, blocos e trios. Muito animado e tudo bem organizado.

 Residências mais antigas do centro da cidade/Arquitetura secular.

Diante de tantos atrativos naturais, vamos destacar dois importantes balneários 

Pedra Caída e Itapecuru


Pedra Caída – O balneário está localizado aproximadamente 35 Km da cidade de Carolina, na região do Parque Nacional da Chapada das Mesas. Fomos ao balneário logo pela manhã, pois é o ideal para o viajante/turista fazer as trilhas e chegar à cachoeira principal, conhecendo todo o santuário ecológico. Logo na entrada do parque, paga-se uma taxa no valor médio de R$ 10,00, fora o valor dos passeios e demais atrativos como a tirolesa. O complexo inclui também hospedagem para quem quiser ficar direto em contato com a natureza. 
Entrada do Balneário
Fazendo a trilha até a cachoeira principal
 
Trilha até a cachoeira principal

A trilha é feita com o acompanhamento e apresentação dos guias do parque. A caminhada nos propicia, uma diversidade de paredões rochosos e piscinas naturais. Quem quiser fazer a tirolesa, o parque dispõe de uma, com aproximadamente 1.200 metros de extensão e 200 de altura. Nós durante a trilha, ouvíamos o barulho do turista descendo do alto da montanha.


O atrativo principal do santuário ecológico é a tão famosa cachoeira que despenca de uma altura de 46m de altura e forma uma piscina natural. O acesso é um pouco difícil, mas vale a pena pela beleza natural encontrada. Fico devendo o registro(imagem/foto) dessa cachoeira, pois como estava forte a queda d’água, não tinha como fotografar se não fosse câmera prova d’água.Itapecuru – Indo pela BR – 230 na saída da cidade, vamos ao encontro do balneário Itapecuru. Fica uma distância do centro de Carolina, aproximado 33 km, também na região do Parque Nacional da Chapada das Mesas.

 

Reservamos um dia para conhecermos o balneário de Itapecuru , outro atrativo turístico composto de cachoeiras e muita diversão, sem contar com um espaço de bar e infra estrutura ao visitante. O balneário possui logo na chegada a foto de capa, duas cachoeiras(cachoeiras gêmeas). O bar e a área de lazer ficam em frente a beleza da queda d´água. O banho nas águas cristalinas é um convite especial. Não esquecendo que na portaria também é cobrada uma taxa de R$10,00.

A região tem um forte potencial turístico. Vale a pena conhecer esse belo lugar no estado do Maranhão!!!


Exibir mapa ampliado

6 comments

  1. Oi Dudu, gostei muito deste post, parabéns.
    Uma pergunta, vou mais a noite para lá e de carro, como funciona a balsa, é 24 hrs?
    Caso a balsa não funcione, tem algum lugar para ficar?
    Estou indo de Palmas para lá tb.
    Obrigado.

  2. Olá, a respeito da balsa de travessia, ela funciona 24hs!! Sendo que a a noite é um pouco mais demorado, operando apenas uma. Que legal, mora em Palmas? Qualquer coisa que puder informar estou a disposição. Obrigado pela interação e curtir o Blog. Abçs..

  3. Oi Dudu.
    Meu nome é Felipe, fiz esse post ai em cima.
    Morro no RJ, estarei de férias no meio de Maio e vou para Palmas para conhecer o Jalapão e logo em seguida alugarei um carro para ir conhecer a Chapada das Mesas, caso vc queira voltar a visitar Carolina esta mais do que convidado para se unir a nós no nosso passeio. Boa Páscoa.

  4. Olá Felipe!!
    Que bacana seu roteiro heim. Quando passar por Palmas, se der tempo, entre em contato (email: duduafora@gmail.com) que fazemos um tour na cidade. Valeu pelo convite. É tentador..ehehehehhe..vamos manter contato. Boa viagem. Obrigado.Abçs.

Deixe um comentário