O que fazer em uma conexão de 18hs em Nova Iorque: Saindo do aeroporto “JFK” até “Manhattan” – Parte I

cats
Quando você pensa em viajar para Europa, a rota básica, claro, é seguir direto até o continente Europeu. Certo? Mas, por que não mudar essa rota e desviar um pouco pelo continente Americano?…ehehehe….Esse foi o roteiro que escolhi na hora da aquisição dos bilhetes aéreos. 
A dica é: já que vai por Nova Iorque mesmo, o melhor é escolher a conexão mais longa para dar tempo de passear pela Big Apple. No meu caso, na hora de escolher as passagens, tinha essa opção da conexão de 18hs no Aeroporto Internacional Jonh F. Kennedy (JFK) em Nova Iorque. Não deu outra, resolvi enfrentar a New York City.
Voo Guarulhos(GRU) a Nova Iorque(JFK) Ilustração: Google Maps

O voo da companhia Delta air lines partiu de Guarulhos/SP as 20:30, chegando em Nova Iorque as 6:30. A chegada foi com “pompas e circunstâncias” eheeheh. A música que tocou dentro da aeronave, logo no pouso do aeroporto JFK, foi o clássico “New York, New York (Frank Sinatra). De início já achei super original e a emoção já começou a tomar conta. O termômetro marcava 2ºC graus, mas já estava munido para enfrentar esse friozinho..eheheh….

Após o desembarque, obrigatoriamente deve-se seguir até o departamento de imigração. São vários guichês, com longas filas. Dá pra ver de longe. Dá um nervoso no momento. Como eu estava em conexão para Holanda, mostrei logo o ticket e foi tudo tranquilo. Na fila da imigração, é proibido fotografar e ligar o celular.

Pronto. Passado o processo inicial, toda a atenção deve ficar na sua bagagem, pois no meu caso (conexão), tive que pegar a mala de uma esteira e jogar em outra. Mas, não se preocupe, há funcionários próximos as esteiras e qualquer dúvida é só perguntar. Ficar atento a essa parte.

Mapa do Aeroporto Internacional JFK – Nova Iorque
Resolvido a questão da imigração e bagagem é partir para fazer um tour na city, aproveitando o tempo da conexão.  O roteiro que meu amigo Wesley Andrade do Blog Vividas Boas fez pra mim, ficou show de bola e facilitou demais. Obrigadão!! Quase sócio do Blog né Wesley?..hahahahah….
Partindo do Aeroporto Internacional Jonh F. Kennedy(JKF) até chegar em Manhattan. Fiz o seguinte trajeto:

O aeroporto JFK, possui um sistema de transporte próprio o “Airtrain”.

Airtarain
Airtrain – JFK
Aeroporto Internacional Jonh F. Kennedy(JKF)

Logo na saída do aeroporto, o ideal é seguir as placas em direção ao airtrain. Ele levará do terminal que você desembarcou, no meu caso da Delta Air Lines, que fica localizado no Terminal 4, em direção a Jamaica Station. Muito moderno o sistema de integração em volta do aeroporto JFK. Saindo do airtrain em direção a Jamaica Station é seguir as placas e o pessoal que desembarcou (..fui atrás..).

Passo a passo: Atenção: para sair da estação do airtrain é preciso comprar o “Metrocard”. Peguei muitas dicas ilustradas nos Blog’s de Viagens de como comprar o Metrocard. A maquininha tem as opções de linguagem em Inglês, Francês e Espanhol. Na aquisição do Metrocard, como iria usar ida e volta a Manhattan, o valor de US$ 5 era o suficiente. Na hora de operar a máquina, tive dúvida e logo se aproximou uma funcionária que me auxiliou.

cats

Agora é seguir as placas, indicando a direção para LIRR (Long Island Rail Road). Atenção: Antes de descer para pegar o trem, compre sua passagem (LIRR tickets) para Penn Station, em uma das máquinas localizadas antes das escadas, que descem para as plataformas. Essa parte não fiz. Falta de atenção minha….hahahaha….

DSC04399
Jamaica Station

DSC04570

A estação estava vazia. Era ainda muito cedo e um dia de Domingo, creio que por isso. Esperei o trem que faz a Linha E. Horários e demais informações consulte o site da MTA

cats1
Ticket do Trem LIRR
DSC04404
Jamaica Station – Nova Iorque
DSC04396
Jamaica Station – Nova Iorque
DSC04409
Dentro do Trem indo Manhattan

Como não adquiri o ticket do LIRR antes de embarcar, por não saber e nem ter prestado muita atenção, paguei um mico..rs.. Quando estava dentro do trem, que vai até a Penn Station (Manhattan) o funcionário solicitou e eu como só estava com o cartão do Metrocard na mão, mostrei. Ele falou que não era aquele. No mesmo momento, entregou o ticket e paguei o valor de US$ 10,30. Ufa!!!eheheh..Bingoooo….\0/

O trajeto ilustrado abaixo:

Aeroporto_34strret
Trajeto aeroporto JFK / 34th Street Penn Station / Google maps
Pronto!! Segui direto a Manhattan descendo na 34th Street Penn Station. Estava em Manhattan. (mas isso vocês terão que aguardar até o próximo Post).
DSC04418
O que observei logo que cheguei é que todos tem o Mapa do Metrô da cidade impresso ou no celular. Facilita muito.
Mapa Metrô NY
Mapa metrô de Nova Iorque
>>>>>>> Essa primeira parte do Post foi só um aquecimento até chegar em Manhattan. Aguardem no próximo. Imagens lindas da cidade de Nova Iorque. Até lá….!!!!
*Post atualizado 31/05/2016

40 comments

  1. Olá Debora, sim uma forma bem barata. É só prestar atenção direitinho que dá tudo certo…passei uns perrenguinhos, mas marinheiro de 1º,sabe como é…. faz parte….Hahahahah….Obrigadão..abçs… 🙂

  2. Valeu Gabi!!!
    Uma conexão dessa de 18hs dá para curtir um pouco da cidade…eheheh…é só calcular o tempo direitinho que dá para fazer um tour ótimo. bjs..=:)

  3. Obrigada! Vou fazer uma conexão de 13 horas e ajudou muito, quem sabe eu não passo por esses perenguinhos por causa das suas dicas!!! Adorei.

  4. dudu, muito bom o post !! você saberia me informar se tem alguma loja no aeroporto que vende iphones? queria comprar na minha escala no JFK para Londres e lá nos States é mais barato, mas não queria sair do aeroporto, até porque a escala é de apenas 5 horas. obrigada

  5. Olá Dudu! Achei no seu blog exatamente o q estava procurando!! Vou fazer uma escala de 12h em NY e to me programando ao máximo pra curtir essas horas. Quanto tempo mais ou menos você demorou da chegada do aeroporto até Manhattan? Vou chegar exatamente no mesmo horário que vc, às 6:30 e queria saber quanto tempo levou p estar efetivamente em Manhattan. Um abraço e obrigada!

  6. Marcela, tem que contar com a fila da imigração e o trajeto do air train até a Jamaica Station. Cheguei exatamente as 6:30 no aeroporto JFK e as 7:30 já estava liberado. Partindo da Jamaica Station até Manhattan é aproximadamente uns 40 minutos no máximo. É rapidão. Valeu pela interação no Blog. Boa viagem. Abraços.

  7. Meu amigo, estou programando uma viagem para Vegas no fim do ano, vi algumas conexões bem interessantes em NY, algumas de 17, 18 e até 30 horas, só que pelo aeroporto Newark Liberty, não posso deixar de dar um oi para Big Apple. Minha preocupação é como proceder com as malas. Um grande abraço!

  8. Olá Cesar!! Verdade, ficar esse período em conexão e não dar um pulinho em Manhattan, não tem explicação. Olha só, como meu aeroporto foi o JFK, creio que o procedimento no Newark Liberty seja parecido. Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar suas bagagens. No meu caso, passei pela alfândega, peguei a mala no carrossel(esteira) e joguei em outro carrossel, ponto de entrega de malas para conexão. Bom se informar antes com a companhia aérea, se vai retirar a mala somente no destino final. Observando se a etiqueta de conexão está fixada na bagagem.Qualquer dúvida, tem funcionários ao lado do carrossel para ajudar. Agora é só sair do aeroporto e curtir a Big Apple. Boa viagem..Obrigado pela visita ao Blog. Abraços…

  9. Olá Dudu!! Fiquei muito feliz em ler seu post pois farei uma viagem em fevereiro exatamente igual àsua!! Comprei uma passagem da Delta Airlines para Paris com conexão de 18hs em Nova York (aeroporto JFK)… Estava meio perdido e seu post me deu uma direção imensa!! Gostaria de te perguntar duas coisas…
    A primeira: Irei fazer a entrevista para o visto americano daqui ha duas semanas, sendo assim, levo ou nao levo minhas passagens? pois pretendo conseguir um visto de turismo e nao de conexão…
    E a segunda pergunta: Na hora da imigração no JFK, é realmente traquilo? Basta mostrar as passagens e dizer que está ali só durante um dia e tudo mais? como foi esse momento?
    Desde já agradeço!! O blog está de parabens e já me ajudou muito!

  10. Oi Victor, referente as suas perguntas é o seguinte: No consulado no momento da entrevista, eles não exigem que esteja com passagens compradas, mas como nunca sabemos o que vão pedir é interessante levar, fora aquela lista de documentos. A questão da imigração no aeroporto é tranquilo(dá um friozin na barriga..mas faz parte..hahahaha). É só manter a calma e responder somente o que ele perguntar. Acho bom mostrar que você está em apenas em uma conexão(com as passagens). No meu caso ele perguntou o que ia fazer, ai mostrei as passagens da conexão. Logo carimbou o passaporte. Pronto. Agora é só curtir um pouquinho a Big Apple..eheheh…Obrigado pela visita ao Blog. E qualquer coisa estou por aqui. Boa viagem. Abraços.

  11. Oi Julia, se seu trecho de viagem tiver conexão em NY ou qualquer outra cidade dos E.U.A tem que ter o visto americano. Caso compre a passagem sem o visto, não embarcará ou será deportada do aeroporto. Tenho um Post aqui no Blog explicando como tirar o Visto Americano, dá uma passadinha lá!! Valeu..Abraços.

  12. Oi Dudu. Farei uma conexão de doze horas em NYC mês que vem. Você acha que com o visto de transito eu consigo sair do aeroporto, ir até Manhattan e voltar para o aeroporto? Ou somente com o visto de turista? Obrigado!

  13. Olá!! Se quer um documento com pouco tempo de validade, tem o Sistema Eletrônico para Autorizações de Viagem (ESTA), que pode encontrar mais detalhes no endereço em https://esta.cbp.dhs.gov/esta. Caso queira o visto de Turista o B1/B2 que tem validade de 10 anos, precisa fazer o processo que é bem simples e acho que vale a pena. Com o visto americano B1/B2 pode andar pelo país. Temos um Post explicativo aqui no Blog. Abraços.

  14. Dudu, eu estou morando em Dublin, já preenchi o DS-160 mas ainda não enviei, estou esperando pra mandar a foto. Devo colocar a opção de visto de turista ou de transito? Com o de transito será que terei probelmas para sair do aeroporto durante a conexão? Obrigado!

  15. Dudu, eu consegui visitar a cidade durante o tempo da conexão, mesmo com o visto de transito. Quando apresentei o cartão de embarque do voo seguinte, eles já carimbaram o passaporte e me liberou.

  16. Ola, tenho apenas 8 hrs em JFK em uma conexao. É possivel eu ir à times square tirar fotos, conhecer e voltar a tempo sem perder o voõ? A conexão é de 13:30 ás 21:30

  17. Olá Rayder, vamos analisar aqui o tempo da sua conexão. O tempo aproximado na imigração é de 1 hora ou mais. O chekin para embarque internacional é no mínimo comparecimento de 2hs antes do voo. Contar com o tempo de locomoção e saída do aeroporto de NY até a Times Square, Acho o tempo meio corrido. Desejo uma Boa viagem e compartilhe a experiência da viagem conosco. Abraços…

  18. Olá, eu vou ficar 12h e NY e pretendo sair do aeroporto. Na minha última viagem tb fiz uma escala longa (em Lima) e tive que pagar uma taxa de U$60 para reembarcar, existe essa taxa em NY? Qual o valor?

  19. Olá Eduardo, tudo bem?

    Fiquei em conexão em Nova Iorque por 18hs e não teve nenhuma taxa de reembarque. Como é conexão, todas as taxas já estão inclusas no bilhete.
    Obrigado pela visita ao Blog. Abraços.

  20. Dudu…minha passagem para Londres consta uma conexão em aeroporto de Jk New York. de 12 horas aproximadamente….li seus comentários e respostas e fiquei na dúvida: Não tenho visto americano..Poderei passar pelo serviço de imigração e solicitar um visto/autorização de conexão e sair para um passeio pela city?caSO EU NÃO POSSA SAIR..O QUE TEM PARA FAZER NO AEROPORTO?

    1. Olá Ezequiel, tudo bem?

      Se você tem uma passagem com conexão nos Estados Unidos, precisa do Visto Americano. Pode ser o visto em trânsito que é o C-1 ou o Visto de Turista B1/B2. O procedimento de tirar um ou outro é basicamente o mesmo. Não conseguirá embarcar ou caso embarque a imigração americana poderá deportar. Obrigado por acessar o Blog!!! Abraços…

  21. Boa noite! Bem legais suas dicas..
    Em relação ao ticket para LIRR (que vc esqueceu de comprar), onde é feita a aquisição? Na mesma máquina do Metrocard ou tem alguma outra específica?
    Obrigado!

    1. Olá Damien, tudo bem?
      Pois é, essa sua dúvida fez acrescentar um pequeno texto no Post.
      Realmente ficamos confuso. Depois da aquisição do Metrocard, é seguir as placas com indicação LIRR (Long Island Rail Road). Antes de descer para pegar o trem, compre sua passagem (LIRR tickets) para Penn Station, em uma das máquinas localizadas antes das escadas, que descem para as plataformas.
      Espero ter esclarecido um pouco. E qualquer dúvida pode interagir aqui no Blog.
      Obrigado pela visita ao Blog. Abraços…..

  22. Muito interessante o post, estou me baseando nele para minha conexão em NY de 10 horas! Minha dúvida é, como meu destino final é Barcelona, quanto em dólar me recomendas a levar? A princípio meu foco é ir até o central park e subir no empire state. Seriam gastos com transporte e alimentação. Obrigada!

    1. Olá Lili, tudo bem?
      Para visitar o Central Park não precisa pagar (é grátis). O Empire States custa uns 25 dólares para subir. De metrô 8 para sair do metrô + 2,50 por viagem. Por 4 viagens dá 18 de transporte. De comida (Subway? restaurante?)..ehehehe…Uns 30 dólares de comida para ficar tranquilo. Acho que é isso mais ou menos…
      Obrigado por visitar o Blog!! Abraços e Boa viagem..:)

Deixe um comentário