1º Viagem Internacional ? Veja como preparei a minha:

Antes mesmo de seguir viagem, já tinha pensado em fazer esse post e socializar aqui no Blog. A ideia é repassar aos viajantes e viajados, que nem eu, (na sua primeira viagem internacional) algumas dicas básicas antes de embarcar.
Seguir dicas básicas ajuda bastante. Vale destaque, algumas que vou citar no Post, como a de planejar antes, durante e depois a viagem, é fundamental para um bom êxito. Sem contar que aproveitar uma promoção é peça do tabuleiro de viagem…ehh…ehh…super importante…..eheheh…
Vamos lá!!

1 – Planejamento:

No meu caso, posso dizer que não tive muitooo planejamento antecipado. Tive sonhos e pensamentos…ehehe… Os bilhetes de viagem foram comprados em Janeiro e viajei em Março. Mas há muito tempo vinha pensando nessa viagem à Europa, sem passar pelos States (E.U.A) é claro. Essa de ir por Nova Iorque foi tudo influência externa (eheheh) na hora da compra, já que a promoção estava tentadora. O importante é que o viajante/viajado planeje com antecedência, pois a probabilidade de tudo acontecer como você realmente planejou é maior.


2 – 

 

Como já disse: aproveitar promoções para você que já planejou ou não uma viagem é peça chave. No mundo dos Blogueiros e para quem é amante dessa tribo de viagens, o normal é sempre tá de olho nelas. Foi muito interessante a compra de minhas passagens. Em Janeiro tinham muitas promoções para Europa, até falávamos que os Brazucas estavam invadindo a Europa. E veio aquele pensamento, porque não comprar e visitar a Holanda? Faria minha primeira viagem internacional e estaria curtindo e visitando minha amiga Nádia que mora em Rotterdam, pois já havia prometido a ela inúmeras vezes. Aquela era a hora. Foi conversando com meu amigo Wesley do Blog Vividas Boas, blogueiro que adora viajar também, que recebi o grande incentivo, aquele empurrãozinho que faltava. Foi ele quem mais “deu corda” para comprar a passagem e ai que buscamos uma promo ou seja um “achado”..Hahahahahah…. Preço maravilhoso e ainda fazendo conexão em Nova Iorque(Deu para fazer um pequeno tour) de 18 horas, aproveitei essa dica dele e “pá puf” emiti o bilhete.rs..

3 – Coragem:

Primeira coisa que o pessoal pergunta. Nossa você vai sozinho? Fora outras perguntas “Toscas” tipo: Tá podendo heim? Enricou foi? ou o comentário pior de todos “Rico bem novim” hahahahahahah…………Mal sabem eles que nem tão novinho assim…hahhaha… Mas, faz parte, ouvir brincadeiras. Isso é de quem se compromete a criar coragem e partir sozinho rumo a viagem dos seus sonhos. Seguindo todos os procedimentos legais de viagens, não tem como dar errado e assim você cria a coragem que faltava para viajar. Antes, tinha receio daquela coisa de ir para fora do Brasil. Imaginava que seria um bicho de sete cabeças.  Confesso que fiquei nervoso. Os amigos de perto que o digam..eheheheh….Mas esse frio na barriga que é bom. Resultado: foi maravilhoso e tô com muito mais coragem para as próximas. Que venham elas!!!!!!

 

4 – Passaporte:
 Não se pode esquecer em momento algum durante a viagem, bem como nos deslocamentos, de portar o documento que passa a ser sua identidade : o passaporte. Pois é, lembrando que nos países do Mercosul apenas com a identidade é possível entrar no país, não precisando de passaporte. Veja nesse link do governo federal Mercosul .Tem um post aqui no blog que explica direitinho como proceder e tirar o Passaporte. Durante minha viagem, andava com o passaporte 24 hs no bolso, pois precisa para entrar no hotel, hostel e em qualquer outro lugar que solicite identificação. Ah! só lembrando que se a viagem tiver conexão ou você for ficar nos Estados Unidos, terá que ter o Visto Americano.


5 – Carta Convite ou Hotel Reservado – Europa:
Para a hospedagem na Europa, o viajante tem que está com hotel reservado ou receber convite de quem mora lá. Os dias que ficará hospedado é obrigatório ter as reservas do hotel/hostel em mãos, pois a Imigração pode pedir. No meu caso, fui convidado para ficar na casa de minha amiga que mora na Holanda. O procedimento para quem é convidado é o seguinte: a pessoa/cidadã faz uma carta convite (modelo em anexo abaixo) para o seu convidado, com todos os dados da pessoa que convidou e de quem vai receber (convidado), não esquecendo de colocar o período de permanência. Recebi a carta convite assinada por email, poucos dias antes de embarcar. Para fortalecer a referida carta convite, é interessante que a pessoa mande também um documento de identificação com foto (ex: carteira de motorista). Na imigração da Holanda, tanto na saída quanto na chegada ao país, foi solicitado a carta convite, e feitas algumas perguntas.

 

6 – Seguro Viagem: 

Outro ponto super, mega, power, plus importante para quem vai fazer uma viagem internacional é  contratar um seguro de viagem. Existem diversos no mercado. Eles envolvem várias garantias desde o item de interrupção da viagem até acidentes pessoais. A União Europeia tem um acordo assinado entre os países, chamado de “Tratado de Schengen” que exige que o turista, visitando os países signatários deste acordo, apresente o seguro viagem, com valor mínimo de 30.000 euros. O seguro é feito nas datas do período da viagem. Pesquisei bastante na hora de fazer o seguro. Tem algumas empresas que tem parcerias com Blog’s de viagens e dão desconto. Pena que na época não encontrei.

 

7 –  levar: Euros, Dólar e Cartão:
 

 

Chegou a hora de decidir quanto levar na viagem em espécie (que é o que tá mais compensando) e no limite do cartão de crédito. Importante pechinchar onde comprar euro e dólar, pois varia muito de preços de um lugar para outro. Essa parte é muito pessoal, pois cada um sabe o que e quanto vai gastar com compras e demais custos. A imigração da Europa, exige o mínimo de 60 euros por dia para a entrada como turista. Pensei que esse item eles não cobrassem tanto. Quando cheguei no aeroporto de Amsterdam, a primeira coisa que a imigração perguntou foi quanto que eu iria levando para passar o período que constava na carta convite. Cobram mesmo. No meu caso que tinha conexão em Nova Iorque, eu precisava ter alguma grana (Dólar) em espécie. Além disso, ter um cartão de crédito internacional é fundamental para usar somente em casos de emergência (pois o IOF tá pela hora da morte..ehehe). Importante: alguns dias antes da viagem lembrar de ligar no cartão, pois é necessário desbloquear para o período da viagem. #ficaadica

8 – Roteiro: 
Antes de viajar ou ir a algum lugar é importante fazer um roteiro de que locais visitar, que metrô pegar, que atrações principais do local deverá ir. Então o roteiro tem sempre que andar com você. Quando comprei a passagem logo comecei a ver roteiros, pesquisando locomoção(metrô/trem), mapas nas cidades e muitas dicas. Essa pesquisa foi muito importante na questão da hospedagem quando fui a Paris porque o hostel que fiquei era bem localizado. O grande amigo blogueiro Wesley do blog Vividas Boas, me ajudou com um roteiro de Nova Iorque que dá um post, ficou super top..eheheh.. Confere lá no blog Vividas Boas a série de Nova Iorque e muitos outros post legais.Valeu Wesley Andrade.
9 – Falar o idioma do País:

Ops, essa parte suei um pouco!! Hahahahaha… Saindo do Brasil para outros países que não falam português, ai você tem que saber, no mínimo, a língua local ou o Inglês, que é universal. Assim como o Inglês é universal, essa pergunta também é: Como você se virou no Inglês? mímicas? apontando…?ehehehe… Resposta: Se não souber muito Inglês vai ter hora que apontará e as mímicas vão fazer parte…eheheh…Use sempre as palavras chaves, essas eu usei diretão: Please, Thank you, Excuse me. Chegou de viagem viu que a comunicação fora foi ruim? é estudar e treinar..ehehehehe…

10 – Outras dicas:
  • Verificar nos sites especializados em clima, como estará no período da sua viagem as temperaturas do destino escolhido. Isso é uma dica que não pode passar despercebida. Verifiquei antes da viagem e o clima estava exatamente igual ao que pesquisei. Fui munido de roupas de frio;
  • O fuso horário da região que você vai. Nos dois primeiros dias fiquei meio perdido, mas acostumei rapidinho;
  • É importante levar adaptador para celular, máquina e demais aparelhos que serão úteis em sua viagem. Quando passei por Nova Iorque, a tomada era diferente e meu adaptador não serviu. Resultado: fiquei com celular descarregado até chegar na Holanda, ainda bem que a máquina fotográfica estava OK.
  • Antecipar, se for o caso, (verificando seu roteiro), a compra dos e-Ticket de trens e metrô. Nessa viagem verifiquei que o europeu e o mundo todooo…hahaha…antecipa tudo pela internet, até a mesa do restaurante para sair à noite é reservada pela rede.
  • Baixar em seu celular uns “ App’s “ legais para agilizar sua vida de turista e se locomover nas cidades.
Essas dicas básicas são algumas de muitas que o viajante pode adotar no momento de planejar a viagem.
Vou ter que me planejar para as próximas Trip e deixar o passaporte recheado de carimbos…….ehehehehe……………….Uma experiência incrível.

Agora é partir para os Post!! Eles estão vindo ai recheados de imagens e dicas de onde passei!! /…Goodbye and see you in the next post!!!=:)

5 comments

  1. Que experiência hein, Dudu? Ir logo para dois continentes de vez! Quando vamos preparados dificilmente temos problemas! Já tive uma chateação, mas isso foi um pouco mais de um ano após o 11 de setembro e o clima estava muito pesado pelo mundo.
    Gostei muito de seu post !
    🙂

  2. Nossa Gabriela, pensa numa experiência incrível! Ah imagino sua chateação. Mas as vzs acontece mesmo. Essas experiências que puxamos e tomamos para as nossas vidas, são únicas e valem muito a pena. Alguns perrengues, mas as vzs tem que ter né? 'não muito"..eheheheh…pois o friozinho na barriga faz parte. Obrigado..abçs.. =:)

Deixe um comentário