Bate-volta a Cascais e Sintra a partir de Lisboa

Partindo de Lisboa fiz um bate-volta nas cidades de Cascais e Sintra. As cidades ficam aproximadamente 33km e 40km respectivamente de Lisboa. O Hostel onde fiquei hospedado, tinha a opção de fazer o passeio(bate-volta), oferecendo um tour guiado de van no valor a época de 25€.

Trajeto Lisboa – Cascais – Sintra – Lisboa Fonte: Google Maps

O tour inicia com informações, ainda dentro da cidade de Lisboa. A primeira cidade na rota é Cascais. Como estava chovendo, então resolvemos não parar em Cascais e demos uma volta ao redor da cidade, conhecida como a Riviera Portuguesa, localizada ao norte de Lisboa. Possui belas praias. No percurso ao longo da Praia, deu para fotografar um pouco. Quem desejar pernoitar ou ficar um pouco mais na cidade poderá fazer um tour por outros pontos históricos e turísticos da cidade: zona histórica da vila; Casa e Farol Museu de Santa Marta; Mercado de Cascais; Largo de Camões; Museu da Vila; Palácio Real da Cidadela de Cascais; o Parque Marechal Carmona dentre outros. Eu estava doido para conhecer o famoso Boca do Inferno, mas não deu. Boca do Inferno é um local de formação rochosa à beira do oceano. Ficará para a próxima. 🙂

Cascais – Portugal

Nossa próxima parada foi no Cabo da Roca, entre Cascais e Sintra. É o ponto mais ocidental da Europa continental. Situa-se na freguesia de Colares. Além de toda a beleza do lugar, tem um farol, um memorial em pedra com os dizeres de Camões(“Onde a terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto III) e uma lojinha de souvenirs. É uma parada rápida mas que dá para apreciar a bela paisagem.

Cabo da Roca – Portugal

Seguindo nosso passeio, vamos para Sintra. Antes de chegar ao centro histórico de Sintra, passamos na Serra para contemplar e conhecer o Palácio Nacional da Pena, popularmente referido apenas por Palácio da Pena ou Castelo da Pena. Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitetônico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa. O estilo colorido é um grande destaque na Serra de Sintra.

Depois de descer a Serra, chegamos ao centro histórico de Sintra. Hora de caminhar para conhecer a Quinta da Regaleira. Dentro da Quinta, fica o Palácio da Regaleira, localizado bem na encosta da serra. Está situada em pleno Centro Histórico de Sintra e foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Para chegar à esse atrativo, fomos caminhando. Compensou muito, pois estava um dia bem frio e a paisagem da cidade parece cena de filme de época.

Quinta da Regaleira – Sintra

A Quinta é conhecida como Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação esta associada à alcunha do seu primeiro proprietário, António Augusto que foi distinguido pelo rei Dom Carlos I em 16 de agosto de 1904 como Barão de Almeida. O valor da entrada ao Palácio foi de 8€ à época. Ao visitar a Quinta da Regaleira é interessante pegar o mapa, pois são diversos monumentos e locais para visitação. Dica de ouro: É um dos lugares em Sintra que você não poderá deixar de visitar.

Quinta da Regaleira – Sintra

Um dos atrativos que chama muita atenção dentro do Palácio é o Poço Iniciático. Ele é famoso pelos seus 27 metros de profundidade e tem escadarias de pedras, onde o visitante pode descer até certo ponto e observar o poço com suas escadarias em espiral. O poço é apenas uma das atrações do palácio, sem contar com bosque, capela, belos jardins e um monumental palácio em estilo romântico, erguido no século passado.

Depois dos passeios, não poderá faltar a famosa visita da gastronomia local. O Travesseiro de Sintra um doce feito de massa folhada, com diferentes recheios, na composição leva doce de ovos, açúcar e amêndoa. Ele pode ser degustado na Casa Piriquita, pastelaria  fundada em 1862 e que faz  um dos travesseiros mais famosos de Portugal. Delicioso.

Dentre essas atrações visitadas em Sintra, poderá conhecer também: Castelo dos Mouros, Palácio Nacional de Sintra, Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate.

Sintra é isso. Um cenário de bosques, serras, castelos e como falei antes, uma cidade de filme de época.

Vale a pena fazer esse bate-volta.

*Viagem realizada Novembro/2019

Deixe um comentário