Como ir de Lisboa ao Porto de trem

Uma das opções para chegar até a cidade do Porto são os trens, que em Portugal chamam de “comboio”. Optei por fazer esse trajeto de trem por ser uma das formas mais comuns e práticas. Além disso, o transporte de trem na Europa e em Portugal, diga-se de passagem, funciona muito bem.

Distância entre Lisboa e Porto:

A distância entre as cidades de Lisboa e Porto é de aproximadamente 300km. Lisboa fica ao Sul e Porto ao norte do País. Uma das vantagens de ir de trem é que não precisa passar pela migração como nos aeroportos e a questão de peso e volume de bagagens é bem mais flexível, tornando a viagem muito mais prática.

Compra de Passagens:

Comprei a passagem com antecedência de um mês da viagem e paguei tarifa promocional. É importante se programar e comprar com antecedência, pois além de uma tarifa mais barata é possível escolher horários variados. Quando o desconto é muito bom, a economia poderá ser de mais de 50% do valor do bilhete normal. Na época, paguei 26€(out/2019) ida e volta. A compra do bilhete é feita no site Comboios de Portugal(CP).

Opções de trem entre Lisboa e Porto:

Existem duas opções de trens entre Lisboa e Porto: o Alfa-Pendular é um trem com mais conforto, mais rápido, mais caro e com menos paradas. Tem wi-fi e serviço de bordo. Na ida (Lisboa/Porto) fui nele. A duração é de aproximadamente 2h30. A outra opção é o Intercidade. É mais barato e para em diversas cidades. A duração é de aproximadamente de 3h30. Esse foi o que voltei(Porto/Lisboa). Todas as duas opções possuem 1ª e 2ª classe. Ida e volta fiz o percurso na 2ª classe. Super de boa.

Estações de Saída e Chegada:

Partindo de Lisboa, é possível pegar o trem nas estações Oriente ou Santa Apolônia e desembarcar nas estações Campanhã ou São Bento, em Porto. Minha saída de Lisboa foi da estação Santa Apolônia e chegada ao Porto pela estação São Bento. Uma observação que tem que se atentar é: se sua passagem de desembarque no Porto é para estação Campanhã, você poderá descer e com a mesma passagem embarcar em um trem urbano para a estação São Bento, que fica no centro histórico do Porto.

Antes de entrar no vagão do trem, verifique no bilhete os dados de sua viagem. Já vem tudo detalhado: comboio(vagão), carruagem e lugar. Guarde seu bilhete, pois a verificação é feita dentro do trem durante a viagem.

Estação São Bento – Porto/Portugal

Vale abrir um tópico para esta estação espetacular. A estação São Bento é um belo cartão postal na cidade do Porto. O edifício é de influência francesa com revestimentos em azulejos que conta a história do País. É uma obra do Arquiteto Portuense José Marques da Silva. A estação foi inaugurada em 5 de Outubro de 1916.

Essa foi a viagem de trem(ida/volta) de Lisboa ao Porto. 🙂

2 comments

  1. Excelente dica.

    Esta viagem é perfeita para quem quer chegar no Porto de uma forma rápida, segura e barata, em Portugal não têm trem bala, no entanto devido á dimensão do pais, também não será necessário.

    O trem Alfa chega a atingir velocidades de mais de 200kms/hora, não no trajeto todo.

    Abraço e fiquem bem

    1. Olá Hugo, tudo bem?
      Que bom que gostou do Post e ainda passou informações adicionais.
      Obrigado por visitar o Blog. Abraços. 🙂

Deixe um comentário