Uma volta por BH: Pampulha, Mirante do Mangabeiras e Praça do Papa

DSCN1556 (Copy)
Pampulha – Belo Horizonte/MG

Conjunto Arquitetônico da Pampulha – Atrativos:

Um dos pontos turísticos mais famosos da capital mineira, o conjunto da Pampulha reúne a Lagoa, a Igreja São Francisco de Assis (a Igrejinha da Pampulha), o Museu de Arte da Pampulha (Map), a Casa do Baile, Iate Tênis Clube e Casa Kubitschek. Ainda fazem parte o estádio do Mineirão e o ginásio mineirinho.

Para chegar até lá de ônibus, estando na região central, vá até a Av. João Pinheiro (entre R. dos Aimorés e R. Bernardo Guimarães) o ônibus linha 5106. Peguei na altura do número 195. A passagem custa R$ 3,70. Foi super prático.

Mapa_lagoa_pampulha Fonte Wilkepedia
Ilustração: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_lagoa_pampulha.jpg
  • Igrejinha da Pampulha – Igreja São Francisco de Assis : A igrejinha da Pampulha é um símbolo mineiro e da capital BH. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), possui arquitetura moderna. O arquiteto Oscar Niemeyer usou seus traços e estilo, sem falar o tom paisagístico  de Burle Marx e a pintura de Cândido Portinari.  A igrejinha dá todo um charme à Lagoa da Pampulha.
20160326_100955 (Copy)
Igreja São Francisco de Assis (a Igrejinha da Pampulha) – Belo Horizonte/MG
DSCN1540 (Copy)
Igreja São Francisco de Assis (a Igrejinha da Pampulha) – Belo Horizonte/MG

20160326_100141 (Copy)

  • Lagoa da Pampulha: A lagoa é lugar apropriado para a prática de atividades físicas. Um lugar para apreciar e fotografar… lógico né…ehehe…
DSCN1564 (Copy)
Lagoa da Pampulha – Belo Horizonte/MG
20160326_103316 (Copy)
Lagoa da Pampulha – Belo Horizonte/MG
  • Mineirão – Estádio Governador Magalhães Pinto: Ah!!! tinha que ir até o Mineirão, esse símbolo futebolístico dos mineiros. Foi inaugurado em 1965, e apelidado carinhosamente de  “Gigante da Pampulha”. Esse dia que estive lá, pela manhã, estava fechado, mas ao redor havia um sistema de som e vários jovens, famílias e atletas praticando alguma atividade.
DSCN1569 (Copy)
Estádio Mineirão – Belo Horizonte/MG

Uma paradinha para curtir a noite de BH :

Eu, na cidade dos botecos e não conhecer nenhum? Não podia né? Então, para não passar em branco fui a um boteco super bacana, chamado “Quermesse”.  Todo temático. Dei um passeio nos botecos na região da Savassi. E só. Portanto, preciso voltar para curtir outros…eheheh….

cats

Parque Serra do Curral e Mirante do Mangabeiras:

A cidade de Belo Horizonte está localizada, entre montanhas e a belíssima Serra do Curral. O Mirante do Mangabeiras, fica em uma área que nos proporciona ver, fotografar e admirar a cidade de BH. O parque é um excelente lugar para passear com a família. Um ponto de referência é o Palácio do Governador (Palácio Mangabeiras) que fica próximo ao mirante.

DSCN1585 (Copy)
Mirante do Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
DSCN1601 (Copy)
Mirante do Mangabeiras – Belo Horizonte/MG

Possui dois decks de madeira que dá para avistar o Parque das Mangabeiras. É proibida a entrada de carros no local.  Para chegar ao Mirante é uma subida bem íngreme. Os ônibus urbanos não vão até o Mirante, então tem que enfrentar a subida ou pegar um táxi até o portão de entrada.

DSCN1593 (Copy)
Mirante do Mangabeiras – Belo Horizonte/MG

A vista é simplesmente linda. Mesmo com o clima chuvoso, não deixa de ser belo.

Praça do Papa – Praça Israel Pinheiro:

Descendo o Mirante do Mangabeiras já dá de cara com a Praça do Papa. Fica na Avenida Afonso Pena, bem no alto. O nome de Praça do Papa faz referência ao Papa João Paulo II, que ali realizou missa campal no ano de 1980.

DSCN1637 (Copy)
Praça do Papa – Belo Horizonte/MG
DSCN1628 (Copy)
Praça do Papa – Belo Horizonte/MG

O espaço da praça é usado para realizações de missas, festivais e eventos culturais. A praça é ao lado da Serra do Curral, um lugar lindo.

Conhecemos um pouco da cidade de Belo Horizonte.

Não deixe de acompanhar nossos Post..!!

Belo Horizonte/MG: Dicas e impressões

2 comments

  1. Oi Dudu, tudo bem? Minha família por parte de pai é de BH e fui muito quando criança e adolescente. Nossa, ia a muitos bares da Savassi. Depois, não voltei mais. Em dezembro deste ano, participarei da corrida Volta da Pampulha e farei uma visita meteórica a BH novamente, he he he he.. Estava aqui lendo o seu post e relembrando o passado, :)…
    Abraços
    Carolina

    1. Olá Carolina, tudo joia e você?
      Nossa que legal a oportunidade de passar parte da sua infância e adolescência nessa cidade maravilhosa. Digo uma coisa pra você. Não imaginava que BH era tão espetacular. O final de semana em BH foi corrido, mas aproveitei o máximo. Pretendo voltar logo, pois tem muitos lugares em BH, que fiquei com vontade de conhecer e o tempo foi curto..ehehehe…. O povo mineiro é muito acolhedor. Obrigado pela visita ao Blog.
      Boa Sorte na corrida da Pampulha. 🙂
      Abraços…
      Dudu !!!

Deixe um comentário