Juazeiro do Norte/CE: Religiosidade e Cultura

cats2

A cidade de Juazeiro do Norte/CE é conhecida pela sua religiosidade e devoção ao Padre Cícero Romão Batista ou como os romeiros chamam carinhosamente de “Padim Ciço”. O Padre é considerado um santo (não reconhecido pela igreja católica) pelos Nordestinos e pessoas religiosas. Mas no ano de 2015, a igreja católica possibilitou a reabilitação do padre Cícero Romão Batista dentro da Igreja. É um dos destinos religiosos mais conhecidos no Brasil.

Juazeiro do Norte (Juá) fica localizada na Região Metropolitana do Cariri no Estado do Ceará. É uma das cidades que fica situada na Chapada do Araripe.

20160627_100326 (Copy)
Juazeiro do Norte/CE

A chapada que é uma reserva ecológica que reúne fontes naturais, grutas e sítios paleontológicos. O clima na época que fomos estava bastante agradável. Fiz esse roteiro da Fé com minha mamãe, e foi muiiitoo interessante. Vamos conferir.

Ficamos hospedados no Panorama Hotel, localizado á alguns quarteirões do centro (dava para ir a pé), mas para quem vai fazer a romaria é interessante se hospedar bem no centro, existem muitas pousadas e hotéis próximos à basílica Nossa Senhora das Dores e demais pontos turísticos. Chegamos à cidade logo cedo e já fomos fazer as visitações religiosas.

Começamos o roteiro com uma parada na Praça Padre Cícero Romão Batista. Fica localizada bem no centro de Juazeiro e foi inaugurada em 1925. A praça possui uma bela torre com relógio e fonte de água. Ao redor da praça, poderá encontrar várias lojas, bares e restaurantes.cats

Depois de uma paradinha rápida na Praça, hora de descer uns dois quarteirões até a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.

DSCN1666 (Copy)
Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores – Juazeiro do Norte/CE

Por dentro, a igreja tem uma arquitetura belíssima.

20160627_080042 (Copy)
Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores – Juazeiro do Norte/CE
DSCN1671 (Copy)
Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores – Juazeiro do Norte/CE

No pátio da basílica existe um grande espaço para os romeiros. Esse espaço inclui banheiros e toda uma estrutura para as celebrações. Aproveitamos para fazermos nosso momento de oração e devoção.DSCN1672 (Copy)

Bem próximo à Basílica encontra-se a Casa Museu Padre Cícero. O Museu foi instalado na residência onde o sacerdote morou nos últimos dias de sua vida.

DSCN1684 (Copy)
Casa Museu Padre Cícero – Juazeiro do Norte/CE

Lá podemos encontrar várias peças que o sacerdote usou, como cama, chapéu e várias outras coisas. cats1

Orelhões da cidade em formato do chapéu do Padre Cícero.

20160627_093049 (Copy)

Depois de algumas visitações na cidade, hora de nos deslocarmos para visitar a famosa estátua de Padre Cícero Romão Batista. O monumento está localizado na Colina do Horto, aproximadamente 3km do centro da cidade. Como chegar: Uma das opções é pegar o ônibus no terminal rodoviário, no centro de Juazeiro do Norte, ao lado da Praça Padre Cícero. O ônibus sai de hora em hora. Outras opções: pegar um Táxi, carro particular ou moto táxi, que te deixa bem perto da estátua.

20160627_101307 (Copy)
Estátua de Padre Cícero Romão Batista – Juazeiro do Norte/CE

A estátua conta com 27 metros de altura, e se constitui na terceira maior do mundo em concreto, esculpida por Armando Lacerda. Ainda no complexo da estátua há um pequeno museu e a Capela Bom Jesus do Horto(Casarão Padre Cícero).

DSCN1748 (Copy)

DSCN1746 (Copy)

Os fieis deixam suas fitinhas de pedidos amarradas ao longo da mureta da estátua.

DSCN1732 (Copy)

DSCN1727 (Copy)

Corre muito vento lá em cima, um clima ótimo. A partir da estátua é possível avistar a cidade e a Chapada do Araripe. Visual maravilhoso!!!

DSCN1729 (Copy)

Esse foi nosso roteiro religioso. Super indico. 🙂

6 comments

    1. Bel, fizemos a viagem na Expresso Guanabara. Essa empresa tem horários mais flexíveis. Obrigado pela visita ao Blog!!! Abraços….:)

  1. Oi Dudu. Estive lá no Santuário em março quando fui participar de uma ultramaratona na cidade vizinha (Barbalha). Achei incrível o local, a história e tudo mais. Não pudemos conhecer outros pontos da cidade porque era feriado e tínhamos que voltar logo para o hotel já que no dia seguinte seria a corrida (e o transporte para o local onde estávamos era precário). Pelo menos, conheci através do seu post, he he he he…
    Abraços
    Carolina
    Blog Viajar correndo

    1. Que bom Carolina que deu uma viajada aqui no Post!!!..eheeeh….Verdade, as cidades de Barbalha e Crato são muito próximas. Uma pena que não deu para vc fazer um tour na cidade de Juazeiro. Tomara que tenha feito uma boa corrida na ultramaratona. Obrigado pela visita ao Blog. Abraços..:)

Deixe um comentário