Um passeio na Ilha do Amor – São Luís

Essa foi à segunda vez que estive na cidade de São Luís. Na primeira, o tempo foi curto, então foi hora de aproveitar para fazer um pequeno tour pela cidade. A cidade é carinhosamente chamada de Ilha do Amor. Essa viagem foi programada para conhecer melhor São Luís e em seguida visitar os Lençóis Maranhenses. Esse último será nos próximos Post. Vamos ao passeio:

No primeiro dia logo fui conhecer o Espigão Costeiro da Ponta d´Areia. Meus anfitriões, aliás me receberam muito bem e, por sinal, moravam em frente a este primeiro ponto turístico.

É uma estrutura costeira que foi construída para com finalidade principal de proteger a costa da ação das ondas do mar, mas é um lugar ideal para fazer caminhada e contemplar o Pôr do Sol. Possui uma ciclovia, calçadão com 572 metros de extensão e local para a prática esportiva, também dispõe de um mirante, quiosques e pontos de observação. É um lugar ideal para passear sozinho ou com a família.

No dia seguinte fomos ao Centro histórico e paramos para curtir o Projeto Reviver ao som de MPB na voz de uma cantora local bem receptiva que nos saudou e deu boas vindas ao nosso pequeno grupo. Sabem agradar o turista, que fica com gostinho de “quero voltar”.

O Centro Histórico de São Luís é um dos mais belos do País e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. O Centro é formado por ruas estreitas, vielas e becos com os casarões dos séculos XVIII e XIX.  As construções são formadas e preservadas por uma aglomeração de azulejos de influência portuguesa.

Dentro do Centro Histórico está localizado o Palácio dos Leões, edifício-sede do Governo do Maranhão, com uma história que começa no início do século XVII. O Palácio dos Leões é um dos maiores símbolos da cultura maranhense.

Essa é a Catedral de São Luís (Catedral de Nossa Senhora da Vitória). É a sede da arquidiocese, localizada na Praça Pedro II. É um importante monumento do centro histórico da cidade.

À noite Ludovicence tem muito charme. Fomos conhecer alguns bares, com música boa e petiscos melhores ainda.

Fizemos um breve passeio pela orla e paramos na praia do Calhau, uma das mais movimentadas, onde apreciamos um bom caranguejo e uma boa conversa., acompanhada de uma das comidas típicas dos Maranhenses: o arroz de cuxá (feito com vinagreira, gergelim, camarão seco, farinha de mandioca seca – base da alimentação do índio – e pimenta-de-cheiro), acompanhado do famoso guaraná Jesus, já patrimônio dos maranhenses…eheheh…

Esse foi um pequeno passeio na Ilha do Amor, que nos recebeu com carinho. Aguardem próximo Post dos Lençóis Maranhenses. 🙂

 

Deixe um comentário