Carnaval de Salvador/BA e Olinda/PE – Principais Roteiros

Chegando as festas de natal e logo passando o Reveillon, só se fala em Carnaval. Pois como diz o ditado Brasileiro “o ano só começa depois do Carnaval”. E é nesse embalo que vamos escrever esse #Post. Passei por duas experiências fantásticas nos maiores carnavais do planeta.
O Carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil  e é assim que é lembrado “O país do Carnaval”. Várias cidades do Brasil comemoram a festa que acontece durante quatro dias que precedem a quarta feira de cinzas, sendo que em algumas regiões com mais intensidade de eventos.

Vamos acompanhar a festa nessas duas cidades do Nordeste do Brasil, onde o Carnaval acontece em proporções gigantescas. Uma com tradição de trios elétricos embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região (Salvador) e outra é reconhecida mundialmente pelos desfiles dos bonecos de Olinda. Bonecos de mais de dois metros, coloridos, que saem às ruas junto com os foliões e com várias bandinhas (Olinda).

Salvador/BA

Começaremos por Salvador/BA, pois tem uma conversa/ditado popular que diz que “não devemos morrer antes de conhecer o Carnaval de Salvador”, então já fui, mas não quero morrer não..ehehehe. Para curtir e se preparar para ir ao Carnaval em Salvador, tem que ser tudo com antecedência, pois envolve a questão do custo e de hospedagem/abadás. Para ter ideia  de como é muito concorrido, já na quarta feira de cinzas quando sai o último bloco da avenida no caso o Bloco voa voa do Chiclete com Banana e a lavagem dos blocos populares, o site da Central do Carnaval está no ar para  a comercialização para o próximo ano.
page
Logo do carnaval
Primeiramente tivemos que escolher os dias que íamos sair em bloco ou camarote. Conseguimos hospedagem que no caso é o que é mais puxado no orçamento. Existem dois circuitos onde os Blocos saem: um sai no período diurno no caso o circuito Campo Grande e o outro continua a noite circuito Barra/Ondina(Dodô). Escolhemos sair de dia no Campo Grande no Bloco EVA e outro dia no camarote no final do circuito da Barra/Ondina, onde todos os Blocos passam. Excelente, inesquecível!!!
209-07305120420120713
fonte: foliabahia.com.br
Anteriormente tinha receio que fosse uma muvuca perigosa e que não daria para pular direito. Também pensei que daria apenas para ficar na calçada olhando os blocos passarem, mas tudo isso é um mito, pois a segurança policial é total e é tudo controlado. Tem os imprevistos, mas é só tomar cuidado e muita atenção, o resto é curtir.
Chegando na cidade, tem que participar da rotina e do ciclo que funciona assim: enfrentar filas para pegar abadás e pulseiras para camarote no Centro de Convenções, muito legal esse clima todo!!!Vejam as filas. Mas faz parte…eheheh..!!=:)
Carnaval de Salvador
Carnaval de Salvador/BA

Uma dica importante é que a hospedagem tem que ficar próximo dos circuitos, pois a lotação de ônibus e táxi é grande. Outra dica é a questão quem for sair em Bloco, são quase 07 horas nas avenidas terminando na Praça Castro Alves(circuito Campo Grande).

PIC_0028 (Copy)
Fila para pegar abadá – Carnaval de Salvador/BA
  Evite tomar bebida alcoólica, se não perde todo o pique e não aguenta chegar ao final do circuíto!! #ficaadica
 PIC_0087 (Copy)

Concentração na saída do Bloco. Uma emoção sem igual!!!

PIC_0095 (Copy)

Esse é o momento que o vocalista e puxador do Bloco EVA, “Saulo” fala com os foliões na concentração para dar início do trajeto!!!

Já entrando no circuito da folia (Campo Grande):

Olha eu ai, emoção total no meio do circuito.

PIC_0118 (Copy)

Essa hora o Bloco EVA canta a música ..”meu amor olha só hoje o sol não apareceu…minha pequena eva, eva,..”.. o povo vai ao delírio. >>> PIC_0117 (Copy)
E o desfile de blocos e estrelas não param, vejam ai a Ivete Sangalo e o Jammil, uma verdadeira festa:
PIC_0078 (Copy)
PIC_0203 (Copy)
 Olinda/PE
Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade e berço da cultura brasileira, Olinda é pura beleza e arte. O Carnaval de Olinda diferencia do de Salvador inicialmente por não ter a cobrança de abadás e camarotes. O Carnaval de marchinhas e de danças tradicionais como o “frevo” e “maracatu” um carnaval multicultural.
cats
Logo na chegada, a vista das ladeiras são de arrepiar. Os famosos bonecos de Olinda, coloridos e caricatos. Existem bonecos com caricaturas de personalidades. O mais conhecido deles o homem da meia noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval.
PIC_0164 (Copy)
Carnaval de Olinda/PE

Olha ai o grande símbolo do Carnaval de Olinda que são os bonecos gigantes, muitas caricaturas.

PIC_0186 (Copy)
Boneco de Olinda
Uma das bandas de muitas que passam a todo momento.
PIC_0199 (Copy)
Carnaval de Olinda/PE
Cada rua que passamos tem uma bandinha tocando sem contar em vários Blocos. Quando chegamos perto da famosa casa de Alceu Valença a multidão se concentra e fica difícil de andar. Sem falar que se transforma em camarote. Os foliões se agrupam até a frente onde tem a praçinha(Praça do Carmo).
PIC_0256 (Copy)PIC_0259 (Copy)
Viva o Carnaval!!!!!

Deixe um comentário