Rios do Brasil – Andanças nos Rios do Tocantins!

Rio Araguaia na cidade de Araguatins/TO
Rio Araguaia na cidade de Araguatins/TO

Nesse Post vamos mostrar as belezas dos principais Rios do estado do Tocantins. O estado é banhado por rios, lagos e muitas outras belezas naturais. No caso dos Rios, na sua maioria são transformados em “Praias” nos meses de estiagem, geralmente no mês de Julho, onde o leito recua formando as ilhas no meio do rio. É montada toda uma estrutura de barracas, acesso, shows, tudo isso para receber o Turista que visita o estado nessa época.

O Rio Araguaia é um dos mais belos rios que corta o estado. A primeira foto e as duas em seguida, foram registradas na cidade de Araguatins. A cidade fica a margem do Rio Araguaia em uma distância de 600km da capital Palmas, na região conhecida como Bico do Papagaio(Por ficar na ponta do estado, no formato de um bico de papagaio).
Araguatins/TO
Araguatins/TO

O interessante dessa foto é que quando cheguei ao entardecer na Pousada que ficava em frente ao rio, essas senhoras saiam no barco para pescar. Corri para fotografar.:)

Araguacema/TO
Araguacema/TO
Rio Tocantins – Itaguatins/TO

A cidade de Itaguatins é banhada pelo Rio Tocantins, fica localizada também no Bico do Papagaio. Em todas as cidades que passei margeada pelo Rio Tocantins, esse lugar chamou muita atenção pela beleza.

Rio Tocantins – Itaguatins/TO
O registro do Rio Araguaia na cidade de Caseara/TO. No período de Praia é uma das preferidas dos Turistas.
O curioso de alguns Rios que percorrem o estado do Tocantins é que em alguns, não possuem pontes de travessia, sendo utilizados Balsas para o transporte de pessoas, carros e tudo que é preciso na travessia.
Rio Araguaia na cidade de Caseara/TO
Rio Tocantins na cidade de Babaçulândia/TO
Rio Tocantins – Babaçulândia/TO
Rio Javaé perto da cidade de Sandolândia/TO
Rio Javaé perto da cidade de Sandolândia/TO
Rio Sono – Pedro Afonso/TO
Rio Tocantins – Lajeado/TO
Fonte: Mapa
Rio Tocantins – Lajeado/TO

Box:

Com uma área total de 967.059 km², a Bacia Tocantins-Araguaia ocupa 11% do território nacional. Como o próprio nome diz, os dois principais rios dessa bacia são o Tocantins e o Araguaia. Fonte: http://www.brasil.gov.br/

Informações do Turismo oficial no estado no site: Tocantins

9 comments

  1. Eu morro de vontade de ir ao Tocantins para me embrenhar no Deserto do Jalapão! Pena que isso só é possível com uma agência de viagens (pelo que sei) então fica bm caro e exige muito planejamento!

    Lindas fotos.
    Abraço,
    Lidia.

  2. Dudu, quanta beleza!! Esse nosso país tem muito o que ser conhecido e apreciado. Tuas imagens valem por milhares de palavras. Parabéns e obrigada por partilhar conosco essas belas paisagens! Abraços,

    Paula do Mochilinha

  3. Oi Paula, obrigado pelo comentário, realmente são lindas né, pena que naquele tempo que viajava pelo interior do TO, a máquina não era tão boa, mas ainda fiz umas fotinhas legais…Nosso Brasilzão é muito rico de belezas como vc falou, por isso temos que explorá-lo ou seja #viajar muitoo..rss..Abração!!!!

  4. Oi Lidia, sinta-se convidada a vir conhecer o Tocantins, um dia comentei que não tinha ido ao Jalapão ainda, o pessoal achou um absurdoo..kkkk..Como vc falou o acesso é difícil, tem que ser com carros com tração e guias, mas vms combinar de ir!!!Valeu…abçs…

  5. Pois é Wesley, o Tocantins possui água em abundância com seus rios caudalosos. Já te convidei pra vir aqui brother pra fazermos umas andanças e conhecer alguns atrativos do estado…eheheh…Valeu..Abraços.

Deixe um comentário