Palmas – A última cidade planejada do século XX

Praia da Graciosa em Palmas
Praia da Graciosa – Palmas/TO
Desde 1997 que estou em Palmas e adotei está cidade para morar. Quente no clima e nas pessoas, que vindas de todo Brasil fez e faz dessa cidade, uma miscigenação muito interessante. Vamos lá as belas fotos e sentir os 40º graus do centro geodésico do Brasil.
Palmas no Tocantins
Palácio Araguaia – Palmas/TO
Palmas foi concebida num projeto ousado para tornar-se capital do estado do Tocantins. A escolha do local de construção da cidade, ocorreu no dia 28 de Janeiro de 1989, já o lançamento da pedra fundamental(foto) aconteceu no dia 20 de maio de 1989. Nossa capital caçula tem muitos encantos e belezas, e vou postar aqui algumas fotos e comentários!!
Localização Palmas/TO Fonte: Wikipédia

O Palácio Araguaia é sede do Governo estadual localizado na Praça dos Girassóis e foi o marco inicial na construção da capital Palmas/TO. Tem uma arquitetura moderna e imponente, faz uma referência à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade construída pelos escravos no período colonial, um dos principais cartões postais da cidade!!!!!!

DSC00135_800x600
Pedra Fundamental – Palmas/TO
É na Praça dos Girassóis que fica localizada os três poderes e as secretárias Estaduais. Uma curiosidade é que a praça possui uma dimensão de aproximadamente 571.000 m², sendo a maior praça da América latina e a segunda maior praça pública do mundo. A Praça fica no centro da cidade com estruturas e obras de arte, que homenageiam o povo tocantinense.
Palácio Araguaia
Praça dos Girassóis – Vista do Palácio Araguaia
DSC00134_800x600
O Cruzeiro – Praça dos Girassóis

O Cruzeiro foi o primeiro monumento histórico erguido em Palmas. A cruz de pau brasil foi instalada no dia 18 de maio de 1989.

Na Praça dos Girassóis além de ser um lugar de práticas de caminhadas e exercícios ao ar livre, possui monumentos como o “Memorial Coluna Preste” e “18 do Forte“.
DSC01636_800x600
Memorial Coluna Prestes – Praça dos Girassóis
DSC00110_800x600
Memorial Coluna Prestes – Praça dos Girassóis
DSC01631_800x600
Monumento dos 18 do Forte – Praça dos Girassóis
A obra é uma homenagem aos dezessete militares e um civil que se rebelaram em 1922 insatisfeitos com a República Velha. Inaugurado no 13º aniversário do Tocantins, em 05 de outubro de 2001.
DSC01639
Monumento dos 18 do Forte – Praça dos Girassóis
Um atrativo Cultural é o Espaço Cultural, localizado na avenida principal “Teotônio Segurado”, possui Biblioteca, Cinema  e Teatro intitulado”Fernada Montenegro” !!!!#ficaadica

Espaço cultural
Espaço Cultural – Palmas/TO
 

 Palmas é uma cidade rodeada por montanhas de um lado e o Lago do Rio Tocantins de outro, onde formam praias durante o ano todo.

Ponte sobre o Lago em Palmas
Ponte sobre o Lago em Palmas/TO

As Praias permanentes da Capital são um atrativo turístico para quem mora e visita a cidade. Com uma temperatura de quase 40º durante boa parte do ano, a saída é visitar e curtir as belas praias e paisagens do Lago.!!!!!!!>>>>>>>>

Pôr do Sol na Praia da Prata
Praia da Prata – Palmas/TO
PIC_0047_800x600
Praia da Prata – Palmas/TO
Pôr do Sol na Praia da Prata
Pôr do Sol na Praia da Prata – Palmas/TO
PIC_0046
Passeio no Lago

Muitos turistas que vem a Palmas, não podem deixar de fazer o passeio as ilhas no meio do Lago. Essa minha foto acima, foi em um dos passeios!!!

Taquaruçu – O vale das águas 

Com a criação do Estado do Tocantins, em 1988, e a implantação de sua capital Palmas, em 1990, na área do recém emancipado município de Taquaruçu, este passa à condição de distrito de Palmas. Desta forma, o distrito de Taquaruçu encontra-se inserido no município de Palmas do qual distancia de 32 km.
O local é bastante conhecido pelo seu clima ameno e à grande potencialidade turística que oferece. A região tem diversas cachoeiras. Vale a pena conferir….!!
Portal
Portal Taquaruçu
Taquaruçu fica dentro de uma vale de montanhas, com inúmeras cachoeiras, clima agradável tornando-se convidativo para quem mora em Palmas subir a serra, visitar os eventos  e demais atrativos no Distrito.

Taquaruçu_centro1
Centro do Distrito Taquaruçu
PIC_0051
Taquaruçu_centro
Taquaruçu

Muitas e muitas belezas naturais o estado do Tocantins pnos presenteia.

Visite nossos Post do Tocantins:

Andanças nos Rios do Tocantins !

O Fantástico Mundo do Jalapão

O Fantástico Mundo do Jalapão – Morro da Catedral e Cachoeira das Araras

O Fantástico Mundo do Jalapão: Rafting no Rio Novo

O Fantástico Mundo do Jalapão: Cachoeira da Velha e Prainha

* Site oficial da cidade de Palmas

*POST SEMPRE EM ATUALIZAÇÃO

Deixe um comentário