O Fantástico Mundo do Jalapão : Cachoeira da Velha e Prainha

Cachoeira da Velha – Jalapão/TO

Continuando nosso 2º dia de Trip pelo “O Fantástico Mundo do Jalapão”. Saímos de Ponte Alta do Tocantins logo cedo, às 5h10min, para tomarmos café as 7h00 na região de São Félix do Tocantins. A Estrada é de terra e são quase 2h de viagem até a magnífica Cachoeira da Velha. Foi interessante percorrer aquele trecho descampado e apreciar o sol nascendo, realmente uma paisagem única.

Jalapão / Tocantins
Fomos recebido pela equipe de rafting da Novaventura” na fazenda Triagro. Vamos embarcar nessa aventura do Rafting no próximo Post…ehehehe… Da fazenda Triagro até a Cachoeira da Velha são aproximadamente 9km.
Jalapão/TO
O acesso à Cachoeira da Velha conta com uma infraestrutura de rampa/passarela que leva o Turista até bem próximo da cachoeira, facilitando assim, a visão e locomoção do pedestre.
Jalapão/TO
Acesso a Cachoeira da Velha – Jalapão/TO
Acesso a Cachoeira da Velha – Jalapão/TO
A Cachoeira da Velha é um dos principais cartões postais do Jalapão. Formada pelo Rio Novo, a cachoeira possui paredões de aproximadamente 25 metros de altura. É a maior do Jalapão e de uma beleza fenomenal. Não Imaginava tamanha grandiosidade, mas me surpreendi com o volume de água e a beleza do atrativo.
Cachoeira da Velha -Jalapão/TO
Cachoeira da Velha – Jalapão/TO
Cachoeira da Velha – Jalapão/TO
Cachoeira da Velha – Jalapão/TO

Quem quiser apreciar um pouco mais a cachoeira de longe, pode seguir a trilha do Rio Novo e avistará pontos excelentes para fotografar.

 
Prainha : descendo o Rio, lá embaixo tem a Prainha do Rio Novo. Um lugar tranquilo e rodeado por matas, areias finas e águas transparentes. Quem gosta de acampar é uma boa pedida. Lembrando que a água do Rio Novo é potável e quem quiser poderá beber a água direto do Rio…límpida, transparente e gostosa. Tudo é fascinante.
Prainha do Rio Novo – Jalapão/TO    Foto: Luzinete Bispo/Abrajet
Na Prainha…Próximo Post aventura do rafting
Aproveitando o Post, já deixo as “super dicas”: o que levar para o Jalapão?

Algumas informações se fazem necessárias para o Turista não passar por perrengues ou caso aconteça imprevisto, esteja preparado: Vou fazer uma listinha do que levei e do que senti falta levar!! 
  • Como fui passar 03 dias levei apenas uma mochila. O ideal é andar com menos bagagem possível;
  • como não tem energia em alguns locais e, lógico, não tem tomada para carregar baterias de máquinas fotográficas e outros equipamentos eletrônicos, é recomendável baterias extras;
  • roupas leves de secagem rápida(principalmente se for fazer o rafting) pois o calor, quando fui, era de rachar a cuca..eheheheheh;
  • protetor solar sempre;
  • comidas: é bom andar sempre com barra de cereais, amendoim, biscoitos e frutas;
  • levei repelente, foi super, hiper, mega útil;
  • Ah,um seguro de vida é importante(não se espantem…faz parte);
  • boné, óculos de sol e chapéu;
  • não levei, mas senti falta: uma lanterna e um squeeze.
O Vídeo da Cachoeira da Velha está no nosso canal no Youtube
Próximo Post, vou contar como foi fazer o Rafting no Rio Novo…Aguardem!!!! 🙂

Acesse nossa série O Fantástico Mundo do Jalapão:

O Fantástico Mundo do Jalapão

4 comments

Deixe um comentário