O Fantástico Mundo do Jalapão: Morro da Catedral e Cachoeira das Araras

Morro da Catedral – Jalapão/TO
Depois de curtir a aventura do Rafting nas águas do Rio Novo, vamos conhecer novos atrativos da região de São Félix do Tocantins. Nessa região do Jalapão, está localizado o Morro da Catedral. O morro chama a atenção pela sua grandiosidade. A designação do nome é por parecer um formato de uma catedral. Impressionante o visual.
Morro da Catedral – Jalapão/TO
Ficamos hospedados na “Catedral Ecolodge”, região da área do Morro da Catedral, Reserva Particular do Patrimônio Natural. As cabanas em que ficamos são construídas de bambu, pindaíba, taboca e palha de piaçava, sendo todas revestidas com talo de buriti. A Ecolodge oferece várias atividades para quem vai se hospedar. Tem refeitório, casas de banhos super equipadas, redário(espaço para armar redes) e diversas atividades em um ambiente onde busca proporcionar conforto ao hóspede, integrando-o às características naturais do lugar.

Fora toda a infraestrutura para receber o turista, ainda proporciona lazer, como o Bike Park: a oferta de bicicletas para percorrer as trilhas que levam até a beira do rio soninho.

Fora a trilha de bike, existem outras duas: a trilha até o alto, onde fomos contemplar o pôr do sol, (tem vista para o morro da catedral) e a trilha holística.
Jalapão/TO
Jalapão/TO
A poucos metros dali, fomos visitar o quiosque da Ecolodge que fica à beira do rio soninho. Um espetáculo. Lá podemos fazer canoagem e flutuação. Realmente esse conjunto de atividades são opções para o Turista que visita essa região do Jalapão.

Rio Soninho – Jalapão -TO
Hora de seguir até a Cachoeira das Araras ainda no município de São Félix do Tocantins. Poucos metros dali, ainda dentro da Fazenda Estrela, fomos fechar nossa tour com chave de ouro, apreciando a fantástica Cachoeira das Araras. Possui uma queda d’água de aproximadamente cinco metros de altura. A Fazenda Estrela fica aproximadamente 30km do Morro da Catedral. Fomos recepcionados pelos proprietários Sr. Hélio e D. Odiva. Lá é ponto de apoio para o Turista. Quem for visitar pode agendar com antecedência e provar um almoço caseiro delicioso.
Cachoeira das Araras – Jalapão/TO
Cachoeira das Araras – Jalapão/TO

Fomos embora do Jalapão à tardinha, com essa imagem do pôr do sol. 

Jalapão/TO

Nossa série “O Fantástico Mundo do Jalapão” chegou ao fim, mas com a certeza de voltar para conhecer outros atrativos que a região oferece.

Não deixe de conferir os outros Post da série:
A viagem ao Jalapão foi convite da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. É bom salientar que os relatos e experiências são todas pessoais e imparciais. 
Realização:
ABRAJET/TOCANTINS
Apoio:
Catedral Ecolodge: Estrada Cênica – TO 030 – Novo Acordo/São Félix do Tocantins. Telefones: (63) 9994-0514 e 9951-0727. E-mail: catedraldojalapao@gmail.com – http://www.jalapaoecolodge.com.br
Fazenda Estrela em São Félix do Tocantins. Luiz Hélio Fenner. Telefone: (63) 9952-0011.

7 comments

  1. Oi Dudu,
    Qdo a gente pensa em Jalapao, a primeira pessoa que vem a mente é voce, que vive ai na porta de entrada… Corri aqui para saber se voce tinha posts da regiao.
    Quero ir com minha filha no começo de fevereiro, antes do carnaval. A epoca é boa? Chove muito? Faz muito calor?
    Estamos a fim der ir no acampamento da Korubo. Voce sabe se é uma boa?
    Muito obrigada. Suas fotos de relatos desta região me infuenciaram… Abs

  2. Olá Flora,
    Que legal que pegou informações aqui no Blog. E tá quentinho heim…eheheh…pois mesmo morando aqui há algum tempo, ainda não conhecia o Jalapão. Apesar que diante da imensidão da região, ainda faltou conhecer muitos atrativos. Obrigado por lembrar.
    Que bom que vai a esse lugar fantástico. Olha só: A época aqui no Tocantins é de chuva, mas como o Jalapão é clima de deserto(pode chover muito, como pode fazer muito calor..muito protetor solar). Os Blogueiros de viagens do #Adventure Bloggers estiveram por aqui no ano passado e ficaram no acampamento da Korubo, pode até dar uma visitada nos relatos deles. É muito bem conceituada a Korubo. Tem uma infraestrutura gigantesca. Se precisar que veja alguma informação ou qualquer dúvida estou por aqui. Pode mandar e-mail para duduafora@gmail.com. Espero que dê tudo certo e quando vier vale a pena fazer um tour aqui em Palmas…eheheh..Valeu…Obrigado..Abraços.

  3. Nossa Dudu que região belíssima né!
    Você soube valorizar cada detalhe, ficando ainda mais atrativo…
    Dá muita vontade de tá junto!
    Adorei!!!
    Beijos … Marcélia

  4. Oi Marcélia,
    A região é de uma riqueza de atrativos fantástica. A vontade é de voltar logo, para conhecer mais um pouco do Jalapão..eheheh…Obrigadão….bjs.. 🙂

  5. Dudu, tudo bem? Como faz para chegar até a Catedral Ecolodge? Tem algum transfer? Estaremos em Palmas e não estou achando como faz para chegar até ai… Obrigada! 😉

    1. Olá Carla, tudo bem!!
      Entrei em contato com o Lúcio Flavo e ele me passou o telzap (63 984235267) para transfer e reservas.
      Obrigado pela visita ao Blog.
      Abraços…:)

Deixe um comentário