O Fantástico Mundo do Jalapão

A viagem ao Jalapão rendeu alguns Post e vamos descrever essa aventura Fantástica e encantadora no Norte do Brasil. Esse Post foi o início de nossa aventura. A oportunidade de visitar o Jalapão, veio com o convite da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional Tocantins, para participar da 23º Caravana do Turismo ao Jalapão. Nessa caravana participaram Jornalista, imprensa e alguns desenvolvedores de conteúdo.
O Parque Estadual do Jalapão é uma área com aproximadamente 159 mil hectares de verdadeiros tesouros naturais, unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. Os municípios que compõe a região são: Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Felix do Tocantins.
No Jalapão os roteiros são totalmente voltados ao ecoturismo como cachoeiras, dunas, serras, vegetação exuberante e muitas outras belezas naturais. A região já foi e é palco de filmes, séries, reality show e outros. A viagem aconteceu no período de 03 dias, não que seja o tempo suficiente, mas conhecemos parte da região do errado Brasileiro.
Importante o Turista ou a operadora que fará a viagem, está com uma programação já definida, pois para fazer turismo no Jalapão, precisamos de guia e roteiro na mão. Digo isso, por a área ser de grande abrangência e as estradas não asfaltadas, caso desista de um atrativo para outro,  pode lhe custar horas de estrada. O Jalapão me encantou bastante e vou contar mais sobre nos relatos a seguir.

Como chegar:

Fonte: Google Maps
Para chegar ao Jalapão partindo de Palmas/TO, tem 02 opções de trajetos: Primeiramente a rota que fizemos: pegando a estrada por Taquaruçu, Buritirana, Santa Teresa e chegando a Ponte Alta (Portal de entrada do Jalapão). Esse percurso tem aproximadamente 160km. Ponte Alta/Mateiros 170km, Mateiros/Sao Felix 90km, São Félix/catedral 30km. O outro roteiro foi o que fizemos na volta: Saindo da região do Jalapão vindo pela cidade de Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro e Palmas. Distância aproximada de 116km(Palmas/Novo Acordo). É recomendável sempre carro com tração 4×4, pois as estradas são todas de terras.
1º dia da viagem na cidade de Ponte Alta do Tocantins: considerada o portal de entrada do Jalapão, a cidade oferece vários atrativos turísticos. Vamos mostrar um pouco deles. A estrutura de hospedagens atende bem o turista. Ficamos hospedados na Pousada Vereda das Águas e na Pousada Planalto. Fiquei em um bangalô da Pousada Vereda das Águas bem bacana. 
Rumo a alguns atrativos da região de Ponte Alta do Tocantins. Primeira parada foi no Cânion Sussuapara. Sebo nas canelas para fazer a trilha e chegar ao Cânion. O cenário é mais ou menos assim: águas que escorrem das rochas, formando um rio e dando formato diferente às pedras. As rochas tem mais de 70 metros de altura. Um lugar de beleza exuberante.
Trilha para o Cânion Sussuapara
Dizem que essas pedrinhas nos grandes paredões do Cânion, realizam desejos e trazem boas vibrações. É de praxe fazer o ritual.
Cânion Sussuapara
Hora de deslumbrar com o Morro da Pedra Furada: uma grande pedra esculpida pela ação do vento e da água, localizada a 16 km de Ponte Alta. Tem aproximadamente 100 metros de extensão. A pedra tem um furo onde o turista pode contemplar o nascer e o pôr do sol. É lindo.
Morro da Pedra Furada
Morro da Pedra Furada
Os atrativos turísticos do Jalapão são muitos. Cheguei dessa viagem com a certeza de voltar outras vezes para conhecer os outros tantos lugares imperdíveis da região do Jalapão. 
Essa foi a Parte I da nossa viagem ao Fantástico Mundo do Jalapão. Aguardem os próximos Post!!!! 
A viagem ao Jalapão foi convite da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. É bom salientar que os relatos e experiências são todas pessoais e imparciais.
Realização:
ABRAJET/TOCANTINS
Apoio:
Jalapão Extremo Ecotur – Alex Paulo Siqueira. Telefones: (63) 9968-1166 (63) 8118-7918. e-mail: jalapao@hotmail.com 
Pousada Vereda das Águas: Telefone: (63) 3378-1581 / 98429-6175
Pousada Planalto: JALAPÃO – Pousada Planalto e Camping. Dona Lázara Jalapão. Fones: (063)3378-1141 e 8409-0888. www.jalapao-pousadaplanalto.com.br. e-mail: pousadaplanalto.jalapao@ig.com.br

 *Viagem realizada em 2014  **Post atualizado em 25/11/2020

4 comments

  1. Pingback: O Fantástico Mundo do Jalapão: Morro da Catedral e Cachoeira das Araras - Dudu Afora

Deixe um comentário