Brasília – Um rápido passeio pela capital federal

Já tinha visitado Brasília em outras oportunidades, fazendo conexão para outro destino ou uma passagem rápida pela capital federal. Desta vez aproveitei que ia visitar amigos e de quebra tirar o visto americano, foi a oportunidade de fazer um pequeno tour pela cidade. Sempre achei Brasília muito bonita. Como dizia o grande compositor Renato Russo “….meu Deus, mas que cidade linda….” !!!
Localização: Brasília/DF               Fonte: https://maps.google.com.br/maps

Brasília é a capital federal do Brasil. Planejada e sede do governo do Distrito Federal, inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Passear na Esplanada dos Ministérios e no Eixo monumental para fotografar e ver de perto a região administrativa do País é muito bacana. A cidade foi projetada em um formato de sinal da cruz, que muitos dizem que é um formato de avião também. Essas e muitas outras curiosidades do planalto central vou relatar aqui no Post.

Formato de Brasília Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9c/Brasilia_-_Plan.JPG
Todo final de ano, tento passar a semana do Natal ao lado da família que mora longe, mas esse ano adotei ou me adotaram nas suas famílias…eheheh…Fui passar com amigos em Brasília que me acolheram muitíssimo bem. Grace e Graci minhas amigas, valeu pela acolhida.
Graci, Eu e Grace

Esse mundão da Blogosfera me proporcionou conhecer muitas pessoas bacanas. Foi ai que conheci o Wesley do Blog Vividas Boas, com a interação dos Blogueiros na net e troca de experiências em viagens surgiu nossa amizade, aí quando falei que visitaria #BSB, já ficou marcado um tour na cidade e claro uma cervejinha ….eheheh…Valeu grande Brodin pela recepção!!!

Wesley e Eu

Nos dias de passeios em Brasília, o que não ajudou muito foi o tempo nublado para fotografar, mas nem por isso deixamos de “bater perna” pela cidade. Começamos o tour pela linda Catedral de Brasília, uma obra de Oscar Niemeyer,  lembrando que quase todos os prédios do Eixo Monumental são projetos arquitetônicos de sua autoria, a Catedral Nossa Senhora Aparecida é simplesmente fantástica. Fica situada na Esplanada dos Ministérios e está aberta a visitação todos os dias, exceção dos horários de Missa.

Catedral de Brasília – Vista fachada / Brasília/DF
 
Catedral de Brasília – Parte Interna  / Brasília/DF

Dando continuidade nas andanças pela Esplanada dos Ministérios (Eixo Monumental), fomos à Praça dos Três Poderes (Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional), e viver um pouco de perto os monumentos e a beleza arquitetônica dos prédios. Começamos pelo complexo arquitetônico do “Panteão da Pátria”, seu formato lembra uma pomba. Subimos as escadarias para ter acesso a Pira que fica sempre acessa, representando o fogo simbólico da Pátria. A vista de cima dá para tirar belas fotos (pena que estava nublado). Logo ao lado em uma haste de 100 metros de altura fica o símbolo Nacional da Bandeira do Brasil.

Complexo Panteão da Pátria – Brasília/DF
Pira
Haste da Bandeira do Brasil – Brasília/DF


 

Hora de descer e registrar o Supremo Tribunal Federal – STF. A alta instância do poder judiciário Brasileiro.
Supremo Tribunal Federal – STF / Brasília/DF
O Congresso Nacional são prédios mais altos e lá funciona o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
Congresso Nacional – Brasília/DF
 

Tive a oportunidade de visitar o lado que abriga a Câmara dos Deputados. Passeando pelo Salão Verde da casa. Surgiu um furo e registrei essa foto abaixo do Plenário Ulysses Guimarães. Como era época de feriado não havia sessão. Aproveitamos que já era hora de almoço fomos ao restaurante que fica dentro do prédio, quem for lá super indico, pois comida boa e barata..ehehe..

Plenário da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães / Brasília/DF
Salão Verde da Câmara dos Deputados – Brasília/DF
O passeio na Praça dos Três Poderes continua, finalizando com elegante prédio do Palácio da Presidência da República – Palácio do Planalto. Um dos primeiros prédios a serem construídos na fundação de Brasília. Não tivemos oportunidade de fazer a visitação interna do Palácio, mas fica o registro da fachada.
Palácio do Planalto – Brasília/DF
Saindo do meio Palaciano, fomos visitar o Lago Paranoá que é uma boa pedida. O lago tem uma vista muito bonita e ao redor há vários bares e restaurantes. O lago também é palco da prática de lazer, como remo e vela. Visual deslumbrante.
Lago Paranoá – Brasília/DF
Aproveitamos o dia que fez sol para visitar a Ponte JK, um dos pontos turístico de Brasília mais visitados. Ainda não tinha tido a oportunidade de parar para fotografar e curtir de perto o conjunto arquitetônico que impressiona pela beleza e imponência.
Ponte JK – Brasília/DF
 
Como uma grande cidade, Brasília se destaca na parte cultural. Aproveitamos para conhecer uma dessas variedades culturais da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, e na oportunidade visitar a exposição das obras primas Italianas – Mestres do Renascimento.
Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília/DF
A Copa de 2014 tá chegando e fui dar uma espiadinha no Estádio Nacional de Brasília o famoso “Mané Garrincha”. Ele será palco de grandes jogos próximo ano, e se tudo der certo, estaremos lá na torcida seja qual for o jogo..eheheh…
Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha
Localizado em um dos pontos mais altos de Brasília, demos uma passadinha rápida para registrar o então Memorial JK. É um museu projetado também por Oscar Niemeyer e lá o turista pode encontrar várias coisas de Juscelino Kubitschek, um grande acervo pessoal do ex-presidente.
Memorial JK – Brasília/DF
Monumento na Praça dos Três Poderes – Brasília/DF
Monumento na Praça dos Três Poderes – Brasília/DF
Muito boa a passagem pela capital federal. E para encerrar esse nosso tour pelo Planalto central, ficam as imagens aéreas ao ir embora, para ficar na saudade e voltar de novo. 🙂
Vista aérea Ponte JK – Brasília/DF
Vista aérea Ponte JK – Brasília/DF
 

Curiosidades de Brasília/DF:
. A Esplanada dos Ministérios é formada por 17 edifícios
. Quem nasce em Brasília é brasiliense.
. O termo denominado “Candango” foi o nome que deram aos primeiros moradores e  
  trabalhadores que a construíram.
. Taguatinga é a mais importante cidade satélite do DF.

3 comments

  1. Rapaz, ficou muito bom o post da nossa capital. E olha que eu moro aqui e passo por esses lugares quase todos os dias, então posso dizer: você mandou bem no post. E que fotos! Muito boas. Eu tenho é que parar de dormir no avião pra ver se eu consigo tirar umas fotos aéreas como essas suas. Hehehe. Pra finalizar, tô me achando, hein. Olha eu ali ficando famoso por causa do Blog do meu amigo Dudu Afora! Abração! E espero você aqui de volta pra Copa! Dá-lhe Suíça! KKKKK

  2. Valeu meu amigo Wesley!!! Pois é, durma menos no voo rapaz..rs.Vou sim na Copa se tudo der certinho com os ingressos né….ehehehe..E vc fica devendo uma vinda ao Tocantins…Abçs..

Deixe um comentário