>>>> Trem de Rotterdam para Paris !!!

 

 

Na Europa, o trem é o meio mais fácil, ágil e rápido para trafegar entre os países. A linha ferroviária abrange quase todo o continente europeu. Achei uma boa ir de trem da Holanda até a França e concretizar o desejo de andar nos famosos trens europeus. Optei por um trajeto direto, sem ter que desembarcar e pegar um outro trem. Um pouco mais caro o ticket. Mas, existe o bilhete com a opção de ir parando ponto a ponto. Fica a critério do viajante.

 

 

 

 

 

 

 

 

O trem é o Thalys, o famoso trem vermelho. Ele faz linha entre França, Bélgica, Holanda e Alemanha. É um trem de alta velocidade, atingindo até 300 km/h. Nesse trajeto que fiz, percorremos três países: Holanda, Bélgica e França. A viagem entre Amsterdam e Paris, dura cerca de 3 horas, como já saí de Rotterdam, durou em média 2 horas e 30 minutos. O trem é super moderno e tem disponibilidade de wi fi. O ticket pode ser adquirido no site da Raileurope

 
No meu caso, como tinha ido a estação central de Rotterdam (Centraal Station), aproveitei e comprei no guichê.
Sala aquisição ticket do Trem –  Centraal Station em Rotterdam
Os valores dos tickets variam de acordo com a classe. Existem 02 tipos de classe: o Comfort 1 oferece grandes assentos para relaxar e espaço extra para ler jornais internacionais gratuitos, disponíveis a bordo. Se optar pela Comfort 2, você poderá desfrutar de pratos oferecidos pelo ThalysBar. Comprei na classe confort 1 e custou ida e volta, na época (março 2014) 228,00 €. 
 
Ticket do Trem
           Mapa das Estações

 

O trem partiu da Centraal Station em Rotterdam, as 7:58 da manhã. Por sinal pontualíssimo. A viagem foi super agradável. O ponto final de desembarque foi na estação Gare du Nord em Paris. Como fiquei 02 dias em Paris (onde contarei em um Post especial), fiz o mesmo trajeto de volta. 
 
Uma dica na hora de pegar o trem: prestar atenção em qual vagão é equivalente ao número da poltrona do ticket que você adquiriu. Sempre tem uma “mancadinha” básica né? Pois é. Quando peguei o trem na Centraal Station de Rotterdam, entrei no vagão errado e logo que o fiscal percebeu, falou que não era ali, só que o trem já estava em movimento e voltei em sentido de descida…Eles logo falaram “no no no” e “non, non, non”. Então, Fui orientado a seguir por dentro do trem até achar meu vagão e minha poltrona. Mas o mais engraçado de tudo e só fiquei sabendo depois, na volta pra Rotterdam por minha amiga ( que foi me deixar na estação) que eles comentarem assim:  “tem gente que não sabe nem ler o ticket”…rimos horrores e, ainda hoje, quando lembro me vem um riso incontrolável.   
 
Durante o trajeto Rotterdam/Paris gravei um pequeno vídeo. 🙂


Embora o trem passe de um país para outro, não é obrigatório o visto de imigrante. Mas é importante sempre está com seu passaporte, pois caso o controle de fronteiras solicite você está devidamente documentado.


Super indico viajar de trem pela Europa, experiência ótima!!! 🙂

Deixe um comentário