#TchÊncontro – I Encontro de Blogueiros de Viagem no Rio Grande do Sul

Mercado Público Central de Porto Alegre/RS
Mercado Público Central de Porto Alegre/RS
Conhecer as terras gaúchas estava em meus planos, mas não imaginaria que fosse agora. Quando o #TchÊncontro foi lançado, ai não tive dúvida que tinha que dar um jeito de ir. Seria uma ótima oportunidade para conhecer o Sul, bem como os Blogueiros que eu só interagia virtualmente.
Foto 02
Blogueiros no Walk POA Foto: Alessandra Fratus/BlogTô Pensando em Viajar
 A organização do Encontro que ficou a cargo das blogueiras, Paula, Naiá, Laura e Glacy, cuidaram de todos os detalhes e repassaram todas as informações ao grupo do evento nas redes sociais. O clima era o que mais preocupava os blogueiros não acostumados com o frio sulista ..inclusive eu..rsrsrs…. Até separei algumas roupas de frio. Mas São Pedro foi bom, os 03 dias de evento foram de sol. Já passo tanto calor nas terras onde resido que é bom um friozinho de vez em quando..hahahaha..
Viaduto Otávio Rocha(Viaduto da Borges) - Porto Alegre/RS
Viaduto Otávio Rocha(Viaduto da Borges) – Porto Alegre/RS
O #TchÊncontro foi itinerante. Aconteceu dos dias 31/07 a 02/08 de 2015, na cidade de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.
Paço Municipal / Prefeitura Velha - Porto Alegre/RS
Paço Municipal / Prefeitura Velha – Porto Alegre/RS

Cheguei na sexta feira, meio dia, na capital gaúcha e já fui direto ao Porto Alegre Hostel Boutique, reservado para os blogueiros que participariam do evento.

Porto Alegre Hostel Boutique - Porto Alegre/RS
Porto Alegre Hostel Boutique – Porto Alegre/RS

O Hostel fica localizado entre duas grandes avenidas bem movimentadas. Quarto limpo e com ar condicionado, banheiros com chuveiros quentes, atendimento e café da manhã muito bons.

Partir para a programação do #TchÊncontro:
Quando eu cheguei, o grupo já estava fazendo o Walk Tour POA na cidade baixa. Tinha perdido a visitação em alguns pontos turísticos no Walk Tour, mas ainda deu tempo apreciar a cidade. Logo, logo, me enturmei.
Abaixo: Cinemateca Capitólio  e Estação de Ônibus
Foto 08 Foto 09
Hora de pegar o ônibus de turismo, conforme programação, e conhecer um pouco a capital Gaúcha.
Praça da Igreja Matriz - Porto Alegre/RS
Praça da Igreja Matriz – Porto Alegre/RS
Viaduto Estaiado na avenida Pinheiro Borda - Porto Alegre/RS
Viaduto Estaiado na avenida Pinheiro Borda – Porto Alegre/RS
Estádio Beira Rio - Porto Alegre/RS
Estádio Beira Rio – Porto Alegre/RS
A noite foi a abertura ofical do #TchÊncontro. A recepção aconteceu no Hotel Ibis Moinho de Ventos. Foi com pompas e circunstâncias. Momento de descontração e interação da galera.
Foto 13
Abertura Oficial Foto: Alessandra Fratus
No dia seguinte, sábado, seguimos rumo a Serra Gaúcha: Bento Gonçalves/RS e Garibaldi/RS.
Mapa Caminhos das Pedras
Mapa Caminhos de Pedra/RS Associação Caminhos de Pedra
Fomos fazer o roteiro Caminhos de Pedra. Um roteiro que passa por construções em pedra e madeira, preservando a cultura que os imigrantes, na maioria italianos trouxeram para  a região. A primeira parada, em Bento Gonçalves, foi na Casa da Ovelha.
Casa da Ovelha - Bento Gonçalves/RS
Casa da Ovelha – Bento Gonçalves/RS
Casa da Ovelha - Bento Gonçalves/RS
Casa da Ovelha – Bento Gonçalves/RS
A Casa da Ovelha é um atrativo onde o turista conhecerá a rotina das ovelhas. Durante a visitação, chamou a atenção de todos a apresentação de pastoreio das ovelhas pela raça de cão chamada Border Collie, comandada por uma instrutora. Os Border Collie são um dos cães mais inteligentes para esse tipo de atividade. Um show. Fiquei doido por um cachorro daquele…rsrsrs…
Casa da Ovelha - Bento Gonçalves/RS
Casa da Ovelha – Bento Gonçalves/RS
Tem várias atividades, durante o dia, na Casa da Ovelha. Após a apresentação, fomos a uma sala apropriada para sabermos mais da história e degustar alguns queijos que a casa produz. Há também, no andar de baixo, uma loja com produtos fabricados do leite da ovelha, logo na saída da Casa da Ovelha.
Casa da Ovelha - Bento Gonçalves/RS
Casa da Ovelha – Bento Gonçalves/RS
Seguindo nosso roteiro do Caminhos de Pedra: próxima parada foi a Casa da Erva Mate. Uma casa que funcionava um antigo moinho.
Casa da Erva Mate - Bento Gonçalves/RS
Casa da Erva Mate – Bento Gonçalves/RS
Foi feita a apresentação de todo o processo de produção artesanal desde a coleta até a moagem da erva. Com equipamentos como soques movido à roda d’água, bem de época.
Casa da Erva Mate - Bento Gonçalves/RS
Casa da Erva Mate – Bento Gonçalves/RS
Após a apresentação e mostra de todo o processo de produção da erva mate, é hora de preparar com a erva mate o famoso chimarrão. Nesse momento, nos foram passadas dicas valiosas de como nos comportar durante a tradicional roda de chimarrão para bebedores de primeiro gole ..eh..eh..(A Paula disse até assim: “esse guri não larga a cuia”). 🙂
page
Agora….vamos passar na Salumeria Caminhos de Pedra. Um casarão de arquitetura espetacular onde encontramos uma grande diversidade de salames e embutidos.
Salumeria Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves/RS
Salumeria Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves/RS
Tivemos direito a várias degustações. Adorei o salame de Javali..:)
Na hora do almoço com a animadíssima turma, o local escolhido foi a Casa Ângelo. A casa feita de pedras de basalto e madeiras abriga um maravilhoso restaurante. No local além da grande diversidade de comidas deliciosas, ainda teve o momento de descontração do grupo, com sorteios de livros, revistas e outros mimos que a equipe do #TchÊncontro nos proporcionou. Foi top.
Casa Ângelo - Bento Gonçalves/RS
Casa Ângelo – Bento Gonçalves/RS
Bom, agora vamos até a cidade de Garibaldi/RS, também na Serra Gaúcha.
 Fomos visitar a Vinícola Peterlongo
Vinícola Peterlongo - Garibaldi/RS
Vinícola Peterlongo – Garibaldi/RS
A turma na Vinícola Peterlongo - Garibaldi/RS
A turma na Vinícola Peterlongo – Garibaldi/RS Foto: Alessandra Fratus
Vinícola Peterlongo - Garibaldi/RS
Vinícola Peterlongo – Garibaldi/RS

Surpreendeu-me conhecer todo o processo de como é armazenado e produzido os vinhos. Sem falar que a casa foi a primeira produtora de espumante do Brasil.

O nosso guia e sommelier, João Ferreira, deu uma aula de etiqueta e com isso pudemos fazer a degustação dos vinhos produzidos na Peterlongo.
O pôr do sol veio juntamente com uma brisa fria. A vista estava linda.
Pôr do Sol em Garibaldi/RS
Pôr do Sol em Garibaldi/RS

Blogueiros na noite de POA                Foto: Paula Brum

De volta a POA: a noite do Sabadão, fomos papear e curtir um pouco a cidade baixa. Nos reunimos na Olaria, um excelente ambiente.

O Domingo começou com toda animação. Fomos fazer o passeio pela zona sul de Porto Alegre. Um passeio agradabilíssimo.  
Santuário Mãe de Deus - Porto Alegre/RS
Santuário Mãe de Deus – Porto Alegre/RS
Rio Guaíba - Porto Alegre/RS
Rio Guaíba – Porto Alegre/RS

Registro de alguns momentos com parte do grupo: #descontração \0/\0/Para fechar a participação no #TchÊncontro com chave de ouro, fomos ao CTG – Centro de Tradições Gaúchas. Comida Gaúcha e muita dança. 

CTG_Foto Alessandra
Almoço no CTG – Foto: Alessandra Fratus/Blog Tô Pensando em Viajar

É realmente um espetáculo as tradições do Sul e a riqueza da cultura do povo Brasileiro.

Fotos do painel: Brunno/Tati;Alessandra;Andrea;Glacy;Rafa;Paula.

Parabéns à equipe organizadora: Paula e Naiá do blog Viagens da Mochilinha Gaucha, a Laura do blog Colecionando Viagens e a Glacy do Blog da Glacy.
 
Across The Universe . Andarilhos do Mundo . Blog da Glacy . Brasil Naturista . Café Viagem .Colecionando Imãs . Colecionando Viagens . Devaneios de Biela . Dicas e Roteiros de Viagem . Disney Guia . Dudu Afora . Ensaios de Viagem . Férias de Mochila . A Fragata Surprise . Giros por Aí . Janela ou Corredor . Nécessaire na Mala . Nerds Viajantes . No Mundo com a Gente . Nós no Mundo . Por aí Por aqui . Tá indo pra onde? Territórios . The Way Travel Tô Pensando em Viajar . Turismo by Neneca Campos . Uma Senhora Viagem . Viagens da Mochilinha Gaúcha . Viagens que Sonhamos .Viaja, Bi! . Viajandinha Mafra . Viaje com a Flora

Deixe um comentário