De Fortaleza ao litoral Leste Cearense: Começando pela Praia das Fontes/CE

Fortaleza/CE
Ahhh! sou suspeito para falar do Ceará. Gosto muito do litoral Cearense. Já percorri um pouco o litoral oeste que abrange a região de (Jericoacoara/CE) e adorei. Agora, volto para fazer um passeio pelas belas Praias do litoral leste (Praia das Fontes, Morro Branco e Canoa Quebrada). O ponto de partida é a capital Cearense, Fortaleza.
 
Fortaleza/CE
Fortaleza/CE
Como toda cidade turística, Fortaleza tem uma vida social e cultural muito agitada. A cidade respira Turismo. 

Fiquei hospedado na Praia de Iracema, uma das praias com maior movimento noturno da cidade. Na praia, que também dá nome ao Bairro fica a estátua de “Iracema Guardiâ”. Um símbolo em homenagem à “Iracema”, personagem do escritor Cearense José de Alencar. O pôr do sol ao lado da estátua é um show a parte para os amantes da fotografia…eheheh…
De outro ângulo:
Fortaleza/CE
Para quem ficar hospedado nas localidades da Praia de Iracema, uma boa pedida é, ao final da tarde e no início da noite, após a chegada dos passeios, curtir a feirinha de artesanato e fazer uma boa caminhada. A feirinha fica na altura da Praia do Meireles. Nunca vi tanto carro de som e propaganda de show de humor…rsrsrs..Mas também, eu estava na terra do humor.

A ponte metálica ou Ponte dos Ingleses é uma parada obrigatória, da praia de Iracema, para quem quer curtir a brisa e conhecer esse belo cartão postal da capital Cearense.
Ponte Metálica/Ingleses – Fortaleza/CE
A construção da Ponte teve início em 18 de dezembro de 1902, sendo inaugurada a 26 de maio de 1906. O local é uma boa dica para visitação e curtir o pôr do sol.
Ponte Metálica/Ingleses – Fortaleza/CE

 

Fortaleza/CE
Fortaleza/CE












Bem pertinho da Ponte Metálica, fica o tão famoso Bar do Pirata. O bar é conhecido como a segunda feira mais louca do mundo. É tradição ir ao Pirata Bar na segunda feira.
Bar do Pirata – Fortaleza/CE
Ainda deu tempo dar um pulo até a Praia do Futuro. Localizada, aproximadamente, a 11km da orla da capital, área leste de Fortaleza. A Praia do Futuro é uma dos passeios mais agradáveis da capital Cearense. Se for de ônibus fique atento ao coletivo que passa lá e é intitulado “caça e Pesca”. Peguei esse e foi rapidinho para ir e voltar. 🙂

A praia é extensa e possui infraestrutura com super barracas na orla. Algumas delas com complexo de toboágua, salão de beleza e massagens. Vale muito a pena conhecer.
Praia do Futuro – Fortaleza/CE

Praia das Fontes/CE

Hora de conhecer um pouco o litoral leste Cearense. Muitas opções de pacotes para conhecer os arredores e o belo litoral. Mas, optei pelo pacote de 3 praias em um dia. São elas: Praia das Fontes, Praia de Morro Branco e Canoa Quebrada.

Mapa: Secretaria de Turismo do Ceará

O receptivo foi bastante pontual e logo cedo já estava no hotel para começarmos o passeio. A equipe qualificada e com guia. A guia Gislaine está de Parabéns. Durante o trajeto foi informando e atendendo bem. Ah, para não esquecer: essa dica de passeio que resolvi fazer nas três praias, peguei no Blog do Fábio Pastorello, o Viagens Cinematográficas. Passa lá no Blog dele, tem dicas de viagens quentinhas.

A Praia das Fontes fica localizada na cidade de Beberibe/CE e é bem pacata. Ótima para quem quer sossego. Tem uma vista muito bonita das falésias com areias coloridas. A descida até as falésias é feito por uma escada de madeira, super interessante. A parada foi curta, mas dá para apreciar a paisagem.

Uma boa pedida(que não fiz) é o passeio de Buggy sobre as dunas para conhecer a Gruta de Açucena e Lagoa do Uruaú. Da próxima embarco nessa dica.

Praia das Fontes/CE
Praia das Fontes/CE
Praia das Fontes/CE

As pequenas grutas e a água jorrando diretamente das falésias, formando fontes, são uma grande atração da Praia.  Na fonte da Juventude, dizem que quem pega ou toma banho daquela fonte terá vida longaaaa…ehehehe…Obaa!!!..rsrsrs….

Praia das Fontes/CE
Praia das Fontes/CE
Chama a atenção, na paisagem dessa região, as enormes torres com hélices. São geradores de energia através da força dos ventos. É a energia eólica.
Praia das Fontes/CE
Praia das Fontes/CE

—–>>>> Hora de seguir para Praia de Morro Branco…..Próximo Post!!!!

4 comments

  1. Que legal, Dudu. Obrigado pela referência. Me falaram que as fontes da Praia das Fontes estavam secas ou secando, mas pelo jeito ainda sai alguma coisa né? Abração, ansioso para ver os próximos posts!

  2. Fábio, ainda tinha algumas gotas de água e me molhei um pouco para a longevidade prevalecer…rsrsrsrs…Valeu pelas dicas..Abraços…:)

Deixe um comentário