Roteiro de 3 dias em Buenos Aires

Já era hora de conhecer a cidade dos Hermanos. Muito tempo planejando para vir a cidade de Buenos Aires, só agora consegui encaixar um feriado e aproveitar esses 3 dias na cidade Portenha. Não que conheci nesses 3 dias a cidade toda, mas mostrarei o roteiro que fiz nos principais pontos turísticos da cidade. #PartiuArgentina 🙂

Para fazer o destino Buenos Aires, existem muitas promoções saindo do Brasil, e é um dos mais acessíveis, por ser próximo. A duração do voo é de 2 horas e 30 minutos, aproximadamente. Quase um voo de norte a sul do nosso País. Quem viaja para a cidade de Buenos Aires possui duas opções de desembarque, (dois aeroportos) o Ezeiza e o Aeroparque. Comprei para descer no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza), que fica a 31,2 km do centro, geralmente é o que tem maior quantidade de voos saindo do Brasil e mais barato.

É importante planejar o deslocamento do aeroporto de Ezeiza até o centro, já que não possui metrô e é distante. Vi os meios de transportes a que poderia me adequar. Buenos Aires é uma cidade que tem muitos Brasileiros, então consegui um telefone de um deles que faz trabalho como Uber e ainda faz a parte de Turismo. O valor aproximado da corrida foi de 620 pesos, que correspondia na época a aproximadamente R$ 120 reais. Fazer que nem o ditado: O combinado não sai caro…eheheheeh…

Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza) -Buenos Aires

Tickets emitidos, hora de ver hospedagem. Sempre que procuro hospedagem, tento ver o mapa da cidade, estação de metrô perto e alguns detalhes importantes para definição da reserva. Essa reserva acertei na mosca, bem localizado(microcentro), área central de Buenos Aires.

Primeiro dia:

Sexta feira. O dia estava com o clima bem agradável, bom para fazer o itinerário e conhecer a cidade. Começamos pelo bairro da Recoleta. Inicialmente uma parada no imponente prédio da Faculdade de Direito de Buenos Aires

Bem ao lado, fica a famosa flor de metal, a Floralis Genérica. Monumento metálico em forma de flor que tem 20 metros de altura e pesa 18 toneladas, situada na Plaza de las Naciones Unidas, entre as avenidas Figueroa Alcorta e Austria.

Saindo da região dos bairros da Recoleta e Palermo fomos em direção ao bairro La Boca, seguimos nosso tour (eu e uma amiga) pelas ruas próximas e cortando a principal avenida de Buenos Aires, a 9 de Julho (em outro momento falaremos dela).

Chegamos ao La Boca, um dos bairros mais visitado pelos turistas e, também, uma região mais pobre da cidade. O futebol faz parte da vida cotidiana do bairro. Sua localização fica próxima ao porto. O bairro possui duas grandes atrações: O estádio do Boca Juniors (La Bombonera) e o Caminito. O Estádio é aquele monumento mesmo que vemos na televisão, um encanto pra quem ama futebol e, em frente,  muitas lojinhas de souvenir e réplicas(estátuas) dos jogadores na calçada, para fotos.

Andando um pouquinho, chegamos ao famoso cartão postal Portenho, o Caminito. A característica peculiar, são as casas construídas com tábuas de madeira, placas e telhas de metal e pintadas com muitas cores. Encontrar um ângulo legal para fotos é que é…lotado de Turistas. 🙂

Já passava do meio dia, hora de comermos alguma coisa. Nada melhor que conhecer e aproveitar para almoçar na Galeria Pacífico. É um shopping center, localizado no cruzamento da rua Florida e da avenida Córdoba. Olha digo uma coisa: não gosto de shopping , mas aquele ali  parece um centro cultural. Show de bola.

O bom é que no centro de Buenos Aires dá para fazer uma grande parte do tour a pé. Caminhamos até a Praça de Maio (Plaza de Mayo), onde fica situada o centro político da capital. Ao redor encontram-se vários dos principais monumentos da cidade, como o Cabildo histórico. A Casa Rosada (sede do Poder Executivo da Argentina), a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o edifício do Governo da cidade de Buenos Aires e a casa central do Banco Nación.

Fim de tarde já!! Hora de pegar o pôr do sol em algum canto da cidade. De onde estávamos (Plaza de Mayo), fomos caminhando até a Avenida 9 de Julho para conhecer o famoso Obelisco. O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico da cidade. Foi erguido na Praça da República, no cruzamento das avenidas Corrientes e 9 de julho, em comemoração ao quarto centenário da fundação da cidade. Muita aglomeração de Turistas ao redor para tirar fotos e curtir a vista.

Depois de bater perna o dia todo resolvemos testar o metrô(Subte). Tem estação na avenida 9 de Julho, que nos levou até a Plaza de Mayo. Metrô bacana. Pronto. Esse foi o tour do primeiro dia em Buenos Aires. Uma cerveja Quilmes para comemorar…hahahaha…..

Segundo dia:

Sábado. Segundo dia em Buenos Aires, seguiremos nosso roteiro. Iniciamos o dia, tomando café da manhã e provando as tradicionais “medialuna”.

Buenos aires é cheia de Parques com áreas verdes e bem arborizados. É só andar um pouco entre os parques que encontramos o pessoal tomando sol e sentado fazendo piquenique. Fomos até o Jardim Japonês, situado no bairro de Palermo. É um Parque administrado pela Fundação Cultural Argentino-Japonesa, todos os elementos do Jardim Japonês buscam a harmonia e o equilíbrio. Muito lindo. A entrada custa 120 pesos para adultos e é aberto diariamente de 10h as 18h.

Caminhando um pouco mais, chegamos a outro Parque, o Rosedal. É um jardim de rosas localizado no Parque Três de Fevereiro.

Foram muitas andanças pelo bairro de Palermo, chegando até retornarmos ao bairro da Recoleta. Ah, hora de entrar no Cemitério da Recoleta. Conhecido por ser um dos cemitérios mais visitados do mundo. Pensei que fosse mais macabro, mas parece uma cidadezinha. As lápides e túmulos são um espetáculo…. ostentação. Entrada grátis.

Do cemitério ao Hard Rock Café..hahahah…ao lado, tem um centro comercial que fica o Hard Rock Café. Parada obrigatória.

Eita!! É noite de Tango Argentino. Foi difícil escolher a atração, porque a cidade oferece inúmeros shows. Cada um mais bem produzido que o outro. Fomos ao Madero Tango. Acho que como qualquer outro que tivesse escolhido, seria bom. Pois os portenhos sabem fazer bem. Foi um jantar com três entradas, transfer do hotel até o local e atendimento com pompas e circunstâncias…eheheh.. Show de dança com super produção, contando a história da Argentina. Escolhi no site antecipadamente. O valor de R$ 172,30. Fechamos o segundo dia com chave de ouro no Tango.

Terceiro dia:

Vendo as dicas do que fazer no Domingo em Buenos Aires, muitas, mas muitas delas era visitar a Feira de San Telmo. É famosa pela venda de antiguidades e curiosidades. Então começamos por ela. O hotel era bem perto do início da feira, na Plaza de Mayo. Achei a feirinha interessante. Mas lembrei logo de umas amigas, pois iam se esbaldar…hahahahah…

No trajeto da feira, na esquina da rua Chile tem a estátua da “Mafalda”. Personagem que surgiu para o grande público em 29 de setembro de 1964, na revista de humor “Primera Plana”, e nunca mais deixou o imaginário popular. Mas a fila estava tão grande que não deu pra registrar uma fotinha com ela.

Mais à frente o Mercado de San Telmo. Só para conhecer mesmo. Pronto. Fim da feira. Hora de almoçar. Fomos comer uma carne Argentina em um dos bairros mais sofisticado da cidade de Buenos Aires: Porto Madero (Puerto Madero). Passeamos pelo complexo de hotéis de luxo, restaurantes e bares; e ao lado dos velhos armazéns do porto, revitalizados. Uma mistura do velho e do novo. Lugar de gastronomia variada. A Fragata Sarmiento é uma bela embarcação ancorada pertinho da Puente de la Mujer, ponte de acesso aos turistas. Como sou apaixonado pelo Pôr do Sol, esperei para apreciar ao lado do Rio da Prata.

Agora, #partiu tomar um café no tradicional Café Tortoni. Inaugurado em 1858, fica localizado no nº 825 da Avenida de Maio. Uma fila considerável para entrar, aguardamos a vez, para pelo menos tomar um café nessa lenda. Gostei, mas achei um pouco mal cuidado.

Finalzinho de nossa programação. Mas ainda deu tempo conhecer outro ponto turístico da cidade: Livraria El Ateneo , é uma das mais conhecidas livrarias em Buenos Aires. Em 2008, o The Guardian a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo. Realmente é linda.

Adorei a cidade, Hermanos receptivos. Espero voltar em breve!!

Esse foi nosso roteiro de 03 dias em Buenos Aires.